Cimento MTA: propiedades e utilizações em odontologia

cemento dentárilo

cimento mtaO cimeto MTA é um pó branco composto por partículas hidrófilas que endurecem na presença de humidade. Quando o MTA é hidratado, produz-se um gel coloidal com um pH médio de 12,5.

Trata-se de um componente indicado para o tratamento pulpar, principalmente em obturação dentária. Também é usado em dentes vitais, em apicoformações e em cirurgia endodôntica.

De facto, nos últimos anos, a utilização do cimento MTA aumentou na área da endodontia, visto que promove a formação de osso e facilita a regeneração do ligamento periodontal sem provocar inflamação. Além disso, tem propriedades antibacterianas e uma baixa força compressão. É muito adequado, por conseguinte, para o tratamento endodôntico.

“De facto, nos últimos anos, a utilização do cimento MTA aumentou na área da endodontia”

Quanto ao manuseamento deste componente, o pó de MTA deve ser armazenado em recipientes herméticos nos quais não haja humidade. A sua mistura com água estéril é realizada numa placa ou num papel usando uma espátula para o efeito.

cimento mta 

APLICAÇÃO DO CIMENTO MTA EM ODONTOLOGIA

 Reparação de perfurações dentárias

 As perfurações dentárias podem ocorrer durante a realização de um tratamento endodôntico ou como resultado da extensão de uma reabsorção nos tecidos radiculares. Os cimentos MTA proporcionam uma selagem hermética e evitam inflamações na zona.

 

Recobrimentos pulpares e pulpotomias

 Na reparação de exposições pulpares, o MTA impede a filtração bacteriana e demonstrou ter um alto grau de biocompatibilidade.

 

Barreira durante o branqueamento dentário

 O branqueamento a nível interno dos dentes pode causar reabsorção radicular externa. Graças à selagem eficaz que é conseguida com a colocação do MTA, este pode utilizar-se como material de barreira coronária, evitando a penetração de bactérias e corantes. Deve aplicar-se depois da obturação do canal e antes do branqueamento interno.

 

Terapia em polpas não vitais

 Em dentes com polpas necróticas e ápices abertos, recomenda-se a criação de uma barreira apical com cimento MTA. Este cimento estimula a formação de tecido duro sem provocar inflamação na zona adjacente ao ápice das raízes imaturas.

 

[thb_button caption=”Ver cimentos Dentários MTA” link=”https://dentaleader.com/#/dfclassic/query=cimentos%20mta&query_name=match_and” icon=”undefined” size=”medium” animation=”animation fade-in” target_blank=”true” /]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *