Fresa dentária

Pequenas ferramentas de corte, concebidas para funcionar a uma velocidade óptima e para serem utilizadas no instrumento rotativo adequado.

A velocidade adequada depende basicamente da natureza do material da peça ativa, que pode ser principalmente diamante ou carboneto de tungsténio.

As partículas de diamante podem ser de diferentes tamanhos: finas, grossas ou muito grossas.

Quanto maior for o tamanho das partículas, maior será a capacidade de corte. Assim, os grãos mais finos são utilizados para o acabamento das obturações.

Carboneto de tungsténio:

Este é um material extremamente duro, duas vezes mais duro que o aço inoxidável. Estas brocas são capazes de atuar em curtos períodos de tempo.

Têm normalmente um ângulo de corte negativo, o que as torna muito mais eficazes.

Aço inoxidável:

Trata-se de um material que se fratura rapidamente e se corrói facilmente quando em contacto com as diferentes substâncias utilizadas na desinfeção. A sua utilização é muito limitada a altas velocidades.

Alguns dos mais utilizados são:

  1. Esfera: Utilizada para abrir cavidades ou criar rebaixos em cirurgia dentária. Em prótese dentária, é utilizada para criar câmaras orientadas, tais como sulcos. Algumas bolas de pescoço longo são utilizadas para abrir e moldar a câmara.
  2. Cone invertido/duplo cone: Utilizado para abrir cavidades ou criar rebaixos em cirurgia dentária. Muitas vezes também são utilizadas para formar a superfície oclusal. Os de pescoço comprido e cabeça grande são utilizados para abrir e formar cavidades, efetuar pulpectomias, etc.
  3. Roda: Pequena: Utilizada para criar retenções mecânicas, cortes profundos e formas oclusais. Grande/grosso: Utilizado para remover grandes quantidades de esmalte da superfície oclusal ou lingual. Estão disponíveis com uma extremidade afiada ou arredondada, sendo estas últimas muito utilizadas em próteses dentárias.
  4. Ponta plana cilíndrica: Utilizada quando é necessária uma superfície de túnel plana. Esta é determinada pela cabeça plana e pelos lados paralelos. Também é utilizada para fresar ombros/chanfros e preparações para coroas/inlays de cerâmica.
  5. Ponta ativa cilíndrica: Fresa especial com ponta de diamante ativa apenas na ponta. É utilizada para o acabamento de uma área específica ou para fresar sem afetar o tecido circundante.
  6. Cilíndrica com ponta redonda: Esta forma facilita as preparações com ângulos arredondados, chanfros profundos com perfil arredondado. As pontas maiores são utilizadas para guiar a criação de sulcos, removendo facilmente o tecido. É muito valorizada em próteses dentárias.
  7. Ponta cilíndrica: Especialmente concebida para gerar o ombro de 135° de uma coroa (por exemplo, de metal ou metalo-cerâmica). Está disponível em vários diâmetros.
  8. Mandril de haste curta: São formas diamantadas convencionais para utilização em crianças, mas graças ao seu mandril de haste curta também podem ser utilizadas em adultos.