Peça intermédia que une as turbinas à mangueira para receber as ligações e os retornos de ar e água. “Peça intermédia que une as turbinas à mangueira para receber as ligações e os retornos de ar e água.

Podemos distinguir dois tipos de ligações:

  • Ligação direta à mangueira.
  • Ligação por meio de um adaptador rápido.

As turbinas com ligação direta à mangueira são ligadas diretamente à mangueira da cadeira dentária. Têm a vantagem de serem mais económicas e de não necessitarem de um adaptador separado. No entanto, se tiverem de ser desligadas frequentemente para as lubrificar ou esterilizar, será um processo complicado, uma vez que teremos de as encaixar de cada vez na mangueira e enroscá-las corretamente.

 

As turbinas modernas dos principais fabricantes costumam incorporar uma ligação para um adaptador rápido que facilita a ligação e a desconexão da turbina. Este adaptador é ligado à conexão da mangueira (Midwest 4 furos ou Borden 2 furos), e é deixado no lugar, sendo apenas a turbina ligada e desligada do adaptador para lubrificação e esterilização.

 

Cada uma das principais marcas de turbinas dentárias tem o seu próprio adaptador rápido, compatível com as turbinas da sua marca, mas o adaptador mais difundido, e que se está a tornar um padrão, é o da marca Kavo, conhecido como Acoplamento Multiflex.

 

As extremidades do acoplamento devem corresponder à mangueira do equipamento (2, 3 ou 4 orifícios) ou à mangueira leve numa extremidade e ao sistema do fabricante da turbina na outra extremidade. Se a mangueira e a turbina forem iluminadas, deve ser selecionado um acoplamento iluminado e recomenda-se que, antes da esterilização, o instrumento seja lubrificado com os óleos recomendados pelo fabricante para evitar danos nos componentes internos.