Uma boa prática odontológica depende não só da perícia dos profissionais que a realizam, mas também da qualidade dos materiais utilizados. Na Dentaleader, o seu fornecedor líder de material odontológico, sabemos isso muito bem. Por conseguinte, com o presente artigo queremos prestar-lhe ajuda a fazer uma escolha informada e eficaz de um dos utensílios dentários mais comuns e, por sua vez, mais determinantes para a prática profissional: os materiais de sutura para cirurgia oral. Preste atenção aos conselhos do nosso guia para encontrar a solução perfeita para a sua clínica dentária.
Critérios de escolha dos materiais de sutura para cirurgia oral
Antes de escolher cada material odontológico para a nossa clínica dentária, devemos saber o que podemos exigir dele. Ou seja: que expetativas são razoáveis da nossa parte e que função deve cumprir.
No caso dos materiais de sutura, na Dentaleader propomos-lhe uma avaliação em que considere as seguintes características: a resposta inflamatória que ocorre após a sua utilização, a sua capacidade de adesão bacteriana e as suas propriedades físicas. Com base nestas três características, saberá o que é mais apropriado para fechar as feridas orais após uma cirurgia.
É este aspeto que explica por que motivo nem todos os materiais de sutura para cirurgia oral têm a capacidade de nos oferecer as mesmas propriedades. Alguns ajudam, de forma mais específica, a cicatrizar os tecidos e a reparar as suturas, conseguindo a remissão das feridas orais em menos tempo. Por isso, examinar a natureza destes materiais é importante. Mas não só: há que considerar também as características específicas de cada cavidade oral e verificar como os materiais nela reagem. Isto acrescentará um melhor atendimento ao paciente, a possibilidade de lhe oferecer um melhor serviço, aumentando a sua comodidade e garantindo que o resultado não se complique e a situação seja resolvida de maneira mais eficiente. O objetivo, como é lógico, é que a aplicação do material de sutura após uma intervenção cirúrgica oral consiga reduzir a resposta inflamatória.
Que aspetos devem ser tidos em consideração?
Existem bases de dados para consulta, como as elaboradas por PubMed, Scopus, Dentistry & Oral Sciences e OVID, que sintetizam estudos ao longo de dois anos com dados de interesse sobre a avaliação do uso dos materiais de sutura e que podem ser de grande utilidade no momento de escolher o mais adequado para a nossa clínica dentária.
Em geral, após uma intervenção, é de certo modo inevitável que os materiais de sutura para cirurgia oral, quer sejam catgut, suturas de ácido poliglicólico, nylon, politetrafluoretileno expandido ou suturas de seda, não causem algum grau de reação tecidual e aderência bacteriana. No entanto, se os compararmos entre si de forma minuciosa, teremos como resultado que as suturas sintéticas de monofilamento não reabsorvível, em comparação com as suturas de polifilamento, são as que apresentam um menor grau de reação tecidual e acumulação microbiana, pelo que são as que devemos sempre priorizar na nossa escolha.
No amplo catálogo de produtos odontológicos que, na Dentaleader, o seu fornecedor líder no mercado, nos esforçamos por atualizar e manter a par das últimas novidades, encontrará o melhor material para suturas cirúrgicas em medicina dentária. Sempre com o selo de qualidade que caracteriza todos os nossos produtos dentários, testados e criteriosamente selecionados para si com uma relação qualidade/preço imbatível.
Na Dentaleader, trabalhamos todos os dias para tornar possível que a sua clínica dentária seja de alto nível e para que possa oferecer aos seus pacientes o serviço de excelência que sempre procurou.