Já não é suficiente ser um especialista em medicina dentária: para ser um bom dentista, contam muito a relação com o paciente, a escuta ativa, a empatia e a capacidade de comunicar cada passo de um tratamento. Estamos a falar das competências pessoais e sociais ou soft skills no setor dentário, algo que já se tornou imprescindível para qualquer médico dentista.
Na Dentaleader, o seu fornecedor de material odontológico de referência, dizemos-lhe do que se trata e quais deve potenciar na sua clínica dentária para ser capaz de oferecer o melhor serviço de assistência. Vamos começar!
O que são as soft skills e por que motivo se tornaram essenciais na clínica dentária
Quando falamos de prestar um atendimento de alta qualidade aos pacientes, muitas vezes pensamos em questões como o equipamento tecnológico de ponta da clínica, a perícia do dentista, o seu conhecimento técnico, a sua boa utilização das práticas e dos instrumentos adequados para cada tratamento e a sua capacidade de atualizar os seus conhecimentos com as últimas novidades do mercado.
E se tudo isto, efetivamente, é fundamental para prestar um serviço dentário de alta qualidade, a verdade é que não é suficiente ou não estará completo se não acrescentarmos as chamadas soft skills. Ou seja, todas aquelas competências pessoais e sociais que tornam a relação com o paciente adequada para gerar o clima de confiança e bem-estar de que necessitamos em cada uma das suas visitas. Dizemos-lhe quais são as mais valorizadas na clínica dentária.
Conheça as soft skills no setor dentário que todos os médicos dentistas devem potenciar
Na Dentaleader dizemos-lhe quais são as competências pessoais e socias de eficácia comprovada para conseguir oferecer um serviço da mais alta qualidade e fazer com que os pacientes se sintam em casa sempre que visitam a sua clínica dentária.
- Comunicação eficaz: os profissionais de medicina dentária devem ser capazes de comunicar de maneira clara e eficaz com os seus pacientes para garantir um atendimento adequado. Isto inclui ouvir ativamente e responder às preocupações e necessidades dos utilizadores.
- Empatia: os pacientes podem sentir-se ansiosos ou desconfortáveis no consultório dentário, por isso é importante que os profissionais de medicina dentária sejam empáticos e compreensivos. Tal ajuda a criar uma relação de confiança e a garantir uma experiência positiva para quem recorre à sua clínica.
- Escuta ativa: como médicos dentistas devemos prestar muita atenção a tudo o que os pacientes referem e responder-lhes sempre demonstrando apoio e compreensão relativamente ao que nos contam. Trata-se de uma das soft skills mais importantes no setor dentário, pois é fundamental para poder conhecer o historial médico do paciente e para abordar qualquer medo que este possa ter. A escuta ativa torna-se fundamental para conseguir uma relação médico-paciente frutífera, de confiança e verdadeiramente personalizada.
- Grande capacidade de comunicação: torna-se imprescindível saber comunicar, de maneira clara, rigorosa, empática e precisa, todo o tipo de informações, quer sejam sobre procedimentos dentários e opções de tratamento, quer sobre qualquer outro assunto relacionado com a prática da medicina dentária. As informações devem ser fáceis de entender, mesmo que sejam relativas a questões técnicas. Caso contrário, estaremos a falhar no necessário exercício da comunicação eficaz.
- Aptidões interpessoais e excelente atenção ao paciente: um fator que os profissionais podem fomentar e melhorar através da educação e da formação contínuas, da prática regular e da autorreflexão. Algo de extrema utilidade dentro e fora da clínica dentária.
- Liderança: os profissionais de medicina dentária devem ser capazes de liderar a sua equipa e trabalhar em conjunto para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes. Aqui se inclui a capacidade de delegar tarefas e trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum.
- Flexibilidade: os profissionais de medicina dentária devem ser flexíveis e adaptar-se às diferentes situações e necessidades dos pacientes. Desta forma, pomos em prática aptidões como a capacidade de trabalhar sob pressão e lidar com situações imprevistas.
- Resolução de problemas: os profissionais de medicina dentária devem ser capazes de identificar e resolver problemas de maneira eficaz. A capacidade de tomar decisões com base em informações precisas e utilizar aptidões críticas para solucionar problemas será uma vantagem.
Como se vê, um serviço dentário que se pretenda da mais alta qualidade não estará completo se não tivermos em conta a importância das soft skills no setor dentário, essenciais para o êxito na clínica. A par do desenvolvimento das competências pessoais e sociais, lembre-se que na Dentaleader lhe proporcionamos o melhor material dentário do mercado para que possa fazer a diferença.