Qual é o melhor material para uma coroa dentária

menina-sorriso-dentes-imagem-preto-e-branco
menina-sorriso-dentes-imagem-preto-e-branco

Fabricadas em diversos materiais e com características diferentes, é importante conhecer as especificações de cada tipo de coroa dentária para escolher a que melhor se adapta às necessidades de cada paciente. Uma coroa dentária é um elemento utilizado em vários tratamentos odontológicos para solucionar complicações orais, como:

Recuperar a estética de peças dentárias afetadas por cárie em estado avançado

A cárie dentária é a patologia oral mais comum na população mundial. De facto, 95% dos adultos espanhóis com mais de 35 anos têm cáries*. Esta doença é caracterizada por danificar o esmalte do dente afetado e, por vezes, também dos adjacentes. Nesta situação, as coroas dentárias podem ser utilizadas para recuperar a estética das peças dentárias danificadas.

Suportar uma ponte dentária nos casos de perda dos molares ou dentes adjacentes

menina-sorriso-dentes-imagem-preto-e-branco

Os espaços que permanecem após a extração ou a queda de um dente provocam, com o tempo, o deslocamento dos dentes contíguos. Este movimento leva a uma má oclusão dentária que pode causar, entre outras patologias, o distúrbio da ATM (articulação temporomandibular). A colocação de uma ponte dentária com coroa evita a mordida incorreta, além de preservar um sorriso harmonioso.

Finalizar um tratamento de implantologia oral

Quando ocorre a perda de um ou mais dentes, os implantes são a solução mais eficaz para recuperar a funcionalidade perdida. Após a implantação do parafuso, o processo é concluído com a colocação de uma coroa dentária. Tendo uma aparência bastante semelhante à do dente natural, esta peça permite que funções habituais, como mastigar, sejam realizadas com normalidade.

Tipos de coroa dentária: material e funcionalidade

O procedimento para colocação de uma coroa dentária consiste em duas fases, pelo que o paciente terá dois tipos de coroas: provisórias e definitivas. As temporárias são utilizadas durante um curto espaço de tempo, no qual a adequação do paciente para o tratamento é verificada. Além disso, durante este período, são fabricadas as coroas definitivas.

Segundo o material com que são fabricadas e a finalidade para a qual são colocadas, existem diferentes tipos de coroas dentárias.

Coroas dentárias de cerâmica (100% porcelana)

Coroas-dentárias-cerâmica-porcelana

São as mais comuns. Têm uma aparência que se assemelha à do dente natural e são também as mais económicas. Outras características são a estabilidade da cor e a máxima biocompatibilidade. Graças aos avanços tecnológicos, a durabilidade deste componente aumentou e, além disso, pode ser fabricado na mesma clínica dentária com o sistema CAD-CAM.

Coroas dentárias metálicas

Fabricadas com diferentes metais, como platina, ouro ou níquel, oferecem grande resistência ao desgaste. Embora sejam bastante duradouras, não são muito estéticas e, portanto, costumam ser usadas nos dentes posteriores que realizam funções de mastigação. Antes de optar por este tipo de coroas, devem ser consideradas as possíveis alergias do paciente aos metais de fabrico.

Coroas de materiais combinados

Coroas-materiais-combinados-kit-composite

A combinação mais habitual é a de metal e porcelana. Este tipo de coroas combina a resistência e durabilidade do metal (na parte interior da coroa) e a estética natural (exterior da peça de porcelana). Uma desvantagem da escolha deste modelo de coroa dentária é que, ao longo do tempo, as gengivas podem retrair-se e deixar à vista o metal de forma inestética.

Coroas dentárias de zircónio

O zircónio é um metal com grandes vantagens face a outros componentes. Altamente estético, uma vez que é translúcido, o resultado da sua colocação é muito semelhante à aparência natural do dente. Além disso, este material oferece ao paciente maior biocompatibilidade com a prótese, o que minimiza as probabilidades de reações alérgicas ou rejeição pelo organismo.

Coroas dentárias de resinas, acetato e policarbonato

Coroas-dentárias-resinas-acetato-policarbonato

Estes materiais são utilizados principalmente nas coroas provisórias. A sua pouca resistência torna-as pouco recomendáveis para a confeção de coroas definitivas. São elaboradas com as resinas utilizadas para tratar as cáries ligeiras e descoloram-se facilmente.

Como escolher o material de uma coroa dentária?

Na escolha do material das coroas dentárias, alguns fatores relacionados com o paciente devem ser tidos em conta. Em primeiro lugar, é necessário que o médico dentista tenha informação relativa às alergias do paciente. Por exemplo, para pessoas alérgicas aos metais pesados, devem ser escolhidos materiais como a porcelana ou o zircónio.

Outro aspeto a considerar é o poder de compra do paciente, visto que pode influenciar o tipo de componente que prefere para o seu tratamento. As coroas cerâmicas são mais acessíveis, por exemplo, do que as de zircónio, e a sua aparência é bastante natural, embora a durabilidade seja menor. Para as peças dentárias com função mastigatória, como molares e pré-molares, é aconselhável a utilização de materiais resistentes, nomeadamente metais ou materiais combinados.

Escolher a composição das coroas dentárias torna-se mais simples graças à grande variedade da oferta dos fornecedores de material dentário. Consulte o nosso amplo catálogo de coroas dentárias de diferentes materiais a preços competitivos, com envio em 24 horas e devolução gratuita.

*Dados do Estudo Saúde Bucodentária Espanha 2020 do Conselho Geral de Dentistas de Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *