Técnicas de retração gengival em prótese fixa

retração gengival boca

A prótese fixa é uma das melhores soluções para a perda dentária, mas a relação desta prótese com o tecido periodontal deve ser tida em conta para que a colocação protésica seja um êxito. Com o objetivo de proteger a gengiva durante o talhe e obter uma impressão ótima da linha de terminação, a retração gengival ou o deslocamento gengival revela-se a técnica mais adequada.

Existem diferentes métodos utilizados para a separação do tecido gengival em tratamentos protésicos, que o profissional escolhe segundo as necessidades e o estado das gengivas do paciente. O mais comum é o uso de fios de retração gengival de diferentes diâmetros e comprimentos, impregnados de compostos químicos: o método mecânico-químico. No presente artigo, vamos abordar esta e todas as técnicas odontólogas utilizadas para este procedimento.

Em que consiste o deslocamento gengival?

retração gengival traxodent

Trata-se de realizar uma retração do tecido gengival para expor as margens da gengiva e proporcionar o espaço necessário para que a impressão seja totalmente eficaz, já que o material utilizado poderá penetrar no sulco gengival. Além disso, esta técnica permite proteger os tecidos periodontais durante a colocação da prótese fixa e controlar os fluidos gengivais e o sangramento, se este ocorrer.

Que métodos existem para a retração gengival?

Mecânicos

retração gengival próteses fixa

Nesta modalidade, são utilizadas exclusivamente ações mecânicas para separar o tecido gengival. Os elementos utilizados são bandas de alumínio ou cobre. Estas lâminas são cortadas e alisadas para se adaptarem à linha marginal de forma suave, sem exercer pressão. A altura oclusal deve ser controlada antes de a preencher com godiva ou elastómeros usados para a impressão. Com os avanços nos materiais, a godiva tradicional foi substituída por outros compostos, como silicones, poliéteres e mercaptanos. Outra variação desta técnica mecânica é a substituição de bandas de cobre por acrílicos, o que representa uma melhoria na precisão da impressão.

O método mecânico tem adeptos e detratores, pois requer uma técnica manual precisa. Um excesso de pressão no processo de impressão pode ocasionar uma retração irreversível das gengivas e, inclusive, a rotura do epitélio.

Mecânico-químicos

retração gengival fio retrator

A combinação da ação mecânica através de fios separadores com o uso de substâncias químicas é a base desta técnica. Para a impressão correta, estas substâncias permitem controlar os fluidos como a saliva e o sangue.

As principais substâncias químicas utilizadas para impregnar os fios separadores são o cloreto e o sulfato de alumínio, que, com a sua ação adstringente, diminuem os fluidos gengivais. O enxofre é adicionado a estes compostos, o que dificulta a polimerização dos materiais de silicone, embora isso não ocorra com os cloretos de alumínio.

Outras substâncias, como adrenalina ou epinefrina, são usadas nestes fios separadores para provocar a constrição das veias e evitar sangramentos. O ácido tânico, o sulfato de ferro ou o cloreto de zinco são utilizados nestes casos devido à sua ação adstringente e hemostática.

Cirúrgicos

Outra técnica utilizada para a recessão gengival consiste numa incisão que coagula a margem gengival e serve para descobrir a linha de terminação. Uma unidade de eletrocirurgia de alta frequência é utilizada neste método. Esta técnica exige a disponibilidade de equipamentos específicos que nem todas as clínicas possuem. Além disso, ao contrário dos métodos mecânicos e mecânico-químicos, o deslocamento gengival cirúrgico é contraindicado para pacientes com pacemakers, com reconstruções metálicas na cavidade oral ou problemas de cicatrização.

Além do uso de uma unidade eletrocirúrgica, a recessão gengival pode ser realizada por meio de uma curetagem rotatória, que permite a eliminação do tecido lesado com posterior cicatrização e regeneração. Este método pode ser combinado com fios retratores que, impregnados de alguma substância química, têm o objetivo de controlar o sangramento.

Na nossa loja online, poderá encontrar o material necessário para realizar este procedimento odontológico.

[thb_button caption=”Descubra produtos para a retração gengival” link=”https://dentaleader.com/#/dfclassic/query=retra%C3%A7%C3%A3o%20gengival&filters%5Bcategories%5D%5B0%5D=Retra%C3%A7%C3%A3o%20gengival&query_name=match_and” icon=”undefined” size=”medium” animation=”animation fade-in” target_blank=”true” /]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *