O objetivo deste texto é reunir informação sobre os vários tipos de testes e fornecer ferramentas para uma escolha sobre qual o tipo de teste a fazer em cada situação clinica. Existem vários tipos de testes laboratoriais segundo o componente biológico detectado.
• Componentes do vírus:
a) Testes de biologia molecular comummente designados de testes RT-PCR; detectam o RNA do vírus
b) Testes de antigénio que detectam proteínas, por exemplo proteínas da superfície do vírus.
• Anticorpos anti-SARS-CoV-2:
a) São testes serológicos que detectam anticorpos produzidos pelo corpo humano como resposta á infecção viral(IgA; IgM e/ou IgG).
O material de recolha a ser analisado varia entre os dois grupos de testes, os RTPCR e os antigénio utilizam material recolhido da nasofaringe através de uma zaragatoa e os testes serológicos utilizam sangue total, soro ou plasma.
Os testes de RT-PCR obrigam a utilização de instalações laboratoriais e os testes antigénio e serológicos (denominados comummente de testes rápidos) utilizam dispositivos para diagnóstico in vitro com baixa complexidade de execução técnica e permitem a obtenção de resultados em 10 a 30 minutos.
Testes laboratoriais para o SARS-Cov-2 disponíveis atualmente em Portugal
a) Testes Moleculares de amplificação de ácidos nucleicos(TAAN): Método de referência para o diagnóstico e rastreio para o SARS-CoV-2, resultados devem ser fornecidos até 24 horas após a sua requisição, incluem os testes de RT-PCR e testes rápidos de amplificação de ácidos nucleicos.
b) Testes Rápidos de Antigénio(TRAg): Testes de proximidade, sensibilidade analítica igual ou superior a 90% e especificidade analítica igual ou superior a 97% (quando comparados com os TAAN), resultados entre os 10 a 30 minutos após a recolha (circular informativa conjunta DGS/INFARMED/INSA nº004/CD/100.20.200), utilizados nos primeiros cinco dias da doença (Redução de probabilidade de falsos negativos), indicados para serem utilizados na falta de testes TAAN ou para estudos epidemiológicos.
c) Testes serológicos: Objetivo avaliar resposta imunológica à infecção (circular informativa conjunta DGS/INFARMED/INSA nº003/CD/100.20.200)
A norma 004/2020 da DGS define quais os testes para cada uma das situações. Não sendo um substituto dos teste moleculares os testes rápidos podem funcionar como adjuvantes no despiste de situações de duvida e na prática clinica diária ajudar na detecção de doentes potencialmente infetados ou de doentes que podem apresentar situações suspeitas fornecendo uma resposta de se positivo ou negativo permitindo decidir da realização do tratamento ou o seu adiamento.
Principais diferenças entre cada tipo de teste
A diferença nos testes rápidos prende-se com o tipo de material detectado, nos testes de antigénio detectamos material do vírus e nos testes serológicos identificamos a resposta imunológica do organismo.
Genericamente podemos dizer que os testes antigénio devem ser usados quando existem sintomas suspeitos e os testes serológicos quando existe suspeita de algum contacto com infectados preferencialmente uma semana após o mesmo ter ocorrido.
Os testes serológicos detectam qualitativamente ou quantitativamente se um doente desenvolveu anticorpos para o vírus, estes precisam de um período de 5 a 10 dias para se desenvolverem e serem detectados no sangue. Estes testes detectam as IgM e IgG. As IgM surgem inicialmente e a sua identificação no teste sugere que o doente está numa fase precoce da doença, durante o período da doença detectamos IgM e IgG e por fim na fase da cura encontramos unicamente as IgG.
Fiabilidade dos testes SARS-CoV-2
Os testes devem ter um elevado nível de exatidão medido por:
• Sensibilidade: Capacidade de detectar pessoas infetadas
• Especificidade: Número de falsos positivos
Os testes devem ter uma boa sensibilidade (poucos falsos negativos), boa especificidade (poucos falsos positivos).
Para uso do teste, devem seguir-se estritamente as instruções de utilização, pelo que estes testes devem ser realizados por profissionais de saúde autorizados e capacitados para a recolha de amostras.
Autor: Dr. Paulo Maia
Já estão disponíveis os testes rápidos de anticorpos e antigénio SARS-COV-2 bem como os seus acessórios na Dentaleader e poderá encomendá-los desde a web ou através do telefone 800 203 976. Consulte mais informação detalhada sobre as circulares informativas da Direção Geral da Saúde aqui:
Circular informativa conjunta DGS/INFARMED/INSA nº003/CD/100.20.200
Circular informativa conjunta DGS/INFARMED/INSA nº004/CD/100.20.200