É ou não uma urgências dentária? Existem urgências em traumatismos dentários? Estas e outras dúvidas assaltam os pacientes de uma forma mais habitual do que poderíamos imaginar. Na medicina dentária, muitas vezes não parece claro o que é e o que não é um motivo urgente para procurar um profissional de saúde.
Em termos gerais, falamos de urgência dentária quando a patologia oral ou o acidente não pode esperar para ser tratado, sendo necessário que tal aconteça o mais brevemente possível. A dor aguda e, muitas vezes, insuportável para o paciente é um dos indicadores mais claros, mas não o único.
Além de apresentarem inflamação, hemorragia, dor aguda ou abcessos, os problemas orais suscetíveis de ser abordados de forma urgente são os mais diversos. E se não forem tratados rapidamente, as suas complicações podem não tardar. É o que sucede com os traumatismos dentários, que merecem particular atenção e de que trataremos em detalhe mais adiante.
Na Dentaleader, a questão é muito clara: sempre que tenha sofrido um acidente dentário ou que uma patologia oral se tenha agravado de forma aguda, poderá recorrer aos serviços de urgência dentária habilitados para o efeito. Além de aliviar ou eliminar totalmente a dor, é a única forma de receber o tratamento indicado sem esperas nem demoras.
Por que razão as urgências dentárias também são urgências
Quais podem ser os motivos de uma urgência dentária?
- Um acidente envolvendo a quebra de uma ou várias peças dentárias.
- A perda de um dente em consequência de um impacto.
- Um caso de fissura ou fratura dentária.
- Um dente com grande mobilidade.
- A perda de obturações ou coroas.
- Uma infeção oral agravada.
- A presença de um grande abscesso dentário.
- O aparecimento de feridas na língua, bochechas ou lábios.
- Dor aguda, sangramento ou inchaço por causas de vária natureza.
É de vital importância que o paciente dê às urgências dentárias o valor que merecem, visto que muitas vezes não são consideradas tão fundamentais como outros tipos de urgências médicas. Mas a verdade é que são. A saúde oral não pode ser desligada da saúde sistémica. E não tratar um problema oral a tempo pode acarretar um problema de saúde significativo com implicações para todo o organismo.
Urgências em traumatismos dentários: a consulta mais comum
Não há dúvida: se existe um motivo urgente para uma consulta dentária, é devido a urgências em traumatismos dentários.
Estas lesões dentoalveolares, produzidas em dentes, ossos e tecidos moles em consequência de um impacto, são especialmente frequentes em crianças, dada a grande atividade das brincadeiras infantis, e devem sempre ser consideradas como um tipo de urgência odontológica e estomatológica.
A perícia e adequação no seu tratamento é o que permite que o prognóstico seja favorável, mesmo nos casos mais graves. Por conseguinte, é extremamente importante que o dentista saiba como atuar em cada situação de urgência em traumatismos dentários e que a execução do procedimento correspondente seja rápida e precisa.
A possibilidade de aplicar um ou outro tratamento perante um impacto dentário depende diretamente do tempo que tenha decorrido entre o traumatismo e a consulta do dentista que analisa e estuda o caso.
Assim, quanto mais cedo o paciente afetado for ao dentista, maiores serão as possibilidades de tratamento, menos invasivo e com melhor prognóstico. O dentista tratará de fazer um diagnóstico preciso, tirando as radiografias e fotografias pertinentes, assim como de limpar e desinfetar a boca do paciente para prevenir possíveis infeções.
Uma vez avaliada a gravidade do caso, o dentista encaminhará o paciente para as diferentes possibilidades de tratamento dentário de que dispõe. Caso ocorra a perda total do dente após o traumatismo, os implantes dentários são uma excelente opção, em geral, para restituir a estética do sorriso e a funcionalidade da dentição.