Utilização de produtos desinfetantes na clínica dentária

produtos desinfetantes na clínica dentária

A transmissão de patógenos de um instrumento para outro, um fenómeno conhecido como contaminação cruzada, pode colocar em risco a saúde dos pacientes e dos profissionais de saúde da clínica dentária. Por conseguinte, é necessária a utilização de produtos desinfetantes na clínica dentária.

Além disso, no atual contexto de COVID-19, os protocolos de desinfeção e higiene na clínica dentária têm-se intensificado e a sua correta aplicação constitui um dos principais motivos para a escolha de uma clínica dentária em vez de outra por parte do paciente.

Para garantir a segurança de todos os utilizadores, na Dentaleader, fornecedores de materiais dentários da mais alta qualidade do mercado, elaborámos um guia sobre a revisão dos protocolos de desinfeção, os produtos de maior qualidade e a sua correta aplicação segundo a composição química.

Procedimento de desinfeção e tipos de materiais dentários

Não só o material cirúrgico deve ser rigorosamente esterilizado, mas também as instalações e todos os equipamentos devem estar sujeitos aos mesmos protocolos, sendo necessários produtos desinfetantes na clínica dentária de diversos tipos.

Além disso, é importante ter um espaço físico diferenciado para realizar as tarefas de desinfeção, lavagem e esterilização do material, a fim de garantir que se trata de um espaço assético e livre de agentes patogénicos.

Os instrumentos que são aplicados diretamente na cavidade oral do paciente, os utensílios cirúrgicos e todos os dispositivos cortantes que penetram nos tecidos do paciente constituem o material crítico, o principal meio ativo de transmissão de bactérias, que deve ser esterilizado com especial cuidado.

O material semicrítico, como espelhos ou espátulas, é constituído por aqueles instrumentos que, embora penetrem na cavidade oral do paciente, não penetram nas mucosas. No entanto, por ser também uma potencial via de transmissão de agentes patogénicos, a sua desinfeção também deve ser total (exige a eliminação de bactérias, vírus, fungos e esporos resistentes, tarefa para a qual recomendamos a utilização de Glutaraldeído 2%, um dos produtos desinfetantes mais procurados atualmente em clínicas dentárias).

desinfeção e tipos de materiais dentários

Por último, o material não crítico é aquele ao qual se aplica, em geral, um nível e uma frequência de desinfeção menores, porque não implica, normalmente, um grande risco de contaminação. A cadeira dentária, o candeeiro de luz halogénea e o aparelho de raios X são os dispositivos que tradicionalmente compõem este tipo de material.

No entanto, no contexto da atual pandemia de COVID-19, o cenário mudou e é necessário desinfetar completamente as instalações depois de cada consulta. Também as condições de ventilação em todas as salas que compõem a clínica dentária devem ser adequadas, para não expor a riscos de saúde quem visita o consultório.

Além disso, é importante prestar atenção à ordem de realização de cada etapa do processo de desinfeção, ao método e aos produtos utilizados, aos tempos de aplicação em cada superfície e à pessoa ou pessoas que realizam estes protocolos.

O acompanhamento e a verificação da correta realização de tais protocolos são uma garantia de segurança e um selo de alta qualidade na sua clínica dentária, por isso recomendamos que não economize em produtos desinfetantes na clínica dentária.

Utilização correta de produtos desinfetantes na clínica dentária

Os erros mais frequentes no processo de desinfeção dos materiais na clínica dentária são causados por uma má leitura do rótulo em que está indicada a composição exata de cada um.

As soluções desinfetantes como o Desinfetante Dento-Viractis Aspigerm 95 são ideais para desinfetar os sistemas de aspiração e drenagem, que posteriormente devem ser enxaguados com água.

As soluções de médio ou baixo nível são adequadas para desinfetar a cadeira dentária, o amalgamador, o aparelho de raios X ou a unidade dentária. Produtos como o Dento-Viractis Superfícies 77, concebido para o tratamento rápido de superfícies, equipamentos e dispositivos médicos não submersíveis, fornecem proteção contra bactérias e vírus como o SARS-Cov-2.

desinfetante dento-viractis 77

A limpeza de pavimentos e superfícies várias é feita no final do dia com produtos desinfetantes na clínica dentária. Na Dentaleader, recomendamos que opte por uma solução de hipoclorito de sódio diluído como Sterilair Pro, que garante um ambiente livre de bactérias.

Na Dentaleader, temos a satisfação de poder oferecer-lhe os produtos mais avançados no que se refere a protocolos de desinfeção e limpeza. Se tem alguma dúvida sobre a composição química de cada produto e a sua adequação a cada instrumento, assim como sobre a proteção que oferecem contra o vírus SARS-Cov-2, pode consultar o nosso amplo catálogo de materiais específicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *