O êxito de uma cirurgia intraoral, uma das especialidades mais importantes da medicina dentária, depende não só da perícia do cirurgião, mas também da qualidade do material cirúrgico intraoral utilizado.
Na Dentaleader pretendemos que todos os instrumentos e equipamentos técnicos de que a sua clínica dentária necessita sejam sempre da mais alta qualidade disponível no mercado. Juntos colaboramos para que possa oferecer o melhor serviço odontológico a cada um dos seus pacientes.
Quais são os materiais indispensáveis para a cirurgia intraoral?
Precisão, eficácia e garantias. Desde uma simples extração dentária até procedimentos cirúrgicos mais complexos: sempre que é necessário realizar algum tipo de cirurgia intraoral, o paciente procura estes três requisitos ao escolher uma clínica dentária.
Embora o conjunto de utensílios usados nos diferentes tipos de cirurgia oral seja muito amplo, na Dentaleader fizemos um esforço de compilação e seleção. Referimos, passo a passo, qual é a função de cada um e quais são os materiais para cirurgia intraoral que oferecem atualmente a mais alta qualidade no mercado.
Seringa metálica
Intervém na aspiração através da tração em direção ao êmbolo de borracha. A sua utilização é limitada a uma seringa de metal por paciente. Uma das maiores vantagens que oferece é a facilidade de limpar e esterilizar. É o instrumento básico necessário para a administração da anestesia local antes da intervenção.
Agulhas
Colocadas na extremidade da seringa, estes instrumentos para cirurgia intraoral direcionam a anestesia penetrando nos tecidos moles da cavidade oral do paciente. O seu comprimento varia entre 25 mm e 40 mm.
Abre-bocas
Para facilitar a colaboração do paciente durante a intervenção, esta ferramenta é de grande utilidade. Evita uma possível contaminação devido ao fecho inesperado da cavidade oral. No seu formato comercial, encontramos abre-bocas em silicone, borracha ou plástico.
Separadores
Os separadores de comissuras e os separadores com lâminas não cortantes são outros elementos básicos do conjunto de instrumentos. Permitem uma separação adequada de bochechas, lábios e língua e são comercializados em metal ou plástico.
Os separadores FARABEUF, com uma parte fina que separa o lábio e a bochecha, e uma parte larga destinada a separar a língua, estão entre os mais conhecidos. Partilham este sistema de fixação com os separadores MINNESOTA e os LANGENBECK.
Depressores de língua
Estes instrumentos para cirurgia intraoral facilitam a observação da boca e da garganta fazendo descer a língua. Podem ser adquiridos em madeira ou aço inoxidável.
Limas de osso como instrumentos para cirurgia oral
Utilizadas para remover e esmagar cálculos, separar a mucosa oral do osso e achatar a extremidade do osso.
Martelo e cinzel
Removem os tecidos demasiado duros. O uso do martelo e do cinzel é muito comum em intervenções de enxertos de seios maxilares. Garantem a quebra dos rebordos da janela óssea.
Tesouras e pinças
Estão também entre os instrumentos para cirurgia intraoral mais comuns. As tesouras cortam tecidos moles e suturas, e a pinça é utilizada para estabilizar os tecidos que eventualmente tenham ficado suspensos na cavidade oral durante o processo de sutura.
Bisturi
Imprescindível em cirurgia dentária. Podem ser descartáveis ou com vários cabos de aço substituíveis e esterilizáveis. Nestes casos, a lâmina de corte é escolhida em função da operação a ser realizada.
Recipientes de metal
Estes recipientes auxiliares são esterilizáveis e são utilizados como base para fazer misturas: por exemplo, osso com soro ou plasma do paciente.
Curetas
As curetas são fundamentais em qualquer cirurgia, especialmente em periodontia, a sua forma comercial mais comum é da marca Gracey.
Cada intervenção oral – endodôntica, cirurgia pré-protésica ou cirurgias destinadas ao tratamento de disfunções da ATM, entre muitas outras – requer um tipo específico de material para cirurgia intraoral. O que apresentamos na Dentaleader é básico e caracteriza-se pela sua transversalidade para todo o tipo de intervenções, pelo que é especialmente aconselhável escolher o da melhor qualidade possível.