Com o passar do tempo, é mais do que evidente a necessidade de uma fusão entre a odontologia e os avanços tecnológicos emergentes. Embora muitas clínicas dentárias se tenham adaptado a estas novas mudanças para oferecer um melhor serviço, a cada dia que passa é possível aceder a sistemas inovadores que permitem tratamentos dentários mais seguros e completos para o paciente.
Uma destas técnicas é a tecnologia laser, que se abre ao mundo odontológico oferecendo tratamentos dentários mais rápidos e cómodos, e evitando as injeções que, através das ferramentas tradicionais, eram necessárias.
Por esse motivo, neste artigo, queremos falar-lhe do laser dentário LITEMEDICS PRIME, um dispositivo que funciona através de um díodo em estado sólido e que pode ter diferentes aplicações em odontologia, especialmente em certos tratamentos dentários, como branqueamentos e cirurgia. Se considera que este sistema pode ter lugar na sua clínica dentária, não perca oportunidade!
Características do laser dentário LITEMEDICS PRIME
- Potência: Este laser dentário alcança até 12 watts de potência máxima e 2500 Hz por segundo, permitindo que o corte seja rápido, eficaz e indolor.
- Rapidez: Graças a um sistema de guia dinâmico, o dispositivo é fácil de instalar e pode ser utilizado em qualquer tratamento com menos tempo de preparação.
- Simplicidade: Inclui uma técnica de seleção rápida que permite escolher os tratamentos apenas tocando no ecrã do menu principal, com programas predefinidos e com parâmetros e protocolos incorporados.
- Ergonomia: Possui diferentes peças de mão que permitem que as dimensões e o peso sejam compactos, sendo um dispositivo portátil, intuitivo e simples.
- Tecnologia: Graças às tecnologias mais recentes, este laser dispõe do equipamento Super Short Pulse, o mais atualizado até à data.
- Fiabilidade e design: Sendo fabricado por uma empresa italiana especializada em laser dentário, proporciona uma menor obsolescência e um design compacto e elegante.
- Economia: Poderá obter este laser dentário a um preço muito competitivo e com a segurança de que será um produto que durará anos.
Aplicações do LITEMEDICS PRIME
Outro ponto interessante que podemos abordar acerca deste laser dentário é a sua aplicação na clínica dentária. Se está interessado em conhecer quais são as aplicações odontológicas do LITEMEDICS PRIME, continue a ler!
Periodontia
Graças a este laser dentário, é mais fácil remover o epitélio do revestimento da bolsa doente e efetuar a desinfeção das bolsas periodontais. Em relação à desinfeção das bolsas periodontais, diversos estudos demonstraram a eficácia do laser de díodo na eliminação das bactérias frequentemente implicadas na doença das gengivas.
Cirurgia de tecidos moles
Entre as afeções que podem ser tratadas estão a hiperplasia gengival, a exposição dentária, a hiperpigmentação, a extirpação de fibromas, frenectomias linguais e labiais, granulomas, aftas e lesões por herpes, entre outras. Este laser permite o acesso às margens de reconstrução durante os procedimentos reconstrutivos.
O dispositivo atua como meio de incisão, excisão ou ablação, com vantagens face ao bisturi, já que produz um sangramento mínimo e não há necessidade de realizar suturas. Assim, permite que a cirurgia seja mais breve e que se evite a inflamação pós-operatória, dando lugar a uma recuperação mais rápida.
Implantologia Oral
Nesta área, o laser dentário pode ser utilizado para recuperar implantes na segunda etapa e para tratar a peri-implantite. A principal consiste na possibilidade de aceder de forma mais visual e simples ao parafuso de fecho, contribuindo para a cicatrização e a comodidade do paciente.
Endodontia
O fino diâmetro das fibras ópticas permite administrar a luz laser no canal radicular para ajudar a reduzir a contaminação bacteriana, inclusive nas camadas mais profundas da dentina.
Visto que, atualmente, o tratamento do canal radicular é realizado através de uma combinação de instrumentos manuais e rotatórios para eliminar o tecido mole e limpar o referido canal radicular.
Branqueamento dentário
Atualmente, os tratamentos de branqueamento encontram-se em expansão e o laser, uma das técnicas mais inovadoras, está a conquistar o mercado. A radiação do laser no tecido dentário causa alterações morfológicas e químicas no dente, diminuindo ou aumentando a solubilidade da dentina.
O mecanismo de branqueamento assistido por laser chama-se reação fotoquímica, que leva à produção de radicais de oxigénio singleto que têm a capacidade de eliminar as manchas.
O laser dentário é o modo mais rápido e eficaz de obter uma dentição mais deslumbrante, visto que se usa para ativar um gel branqueador que também pode ser utilizado em dentes sensíveis sem provocar qualquer incómodo.
Este procedimento aumenta a eficácia da composição e, portanto, obtém-se um branqueamento mais puro e estético.
Benefícios do LITEMEDICS PRIME
Face às técnicas tradicionais, o laser dentário LITEMEDICS PRIME oferece uma série de vantagens, como a redução da anestesia aplicada em qualquer intervenção, assegurando uma relação mais satisfatória entre paciente e dentista, especialmente no caso de crianças.
A aplicação do laser dentário permite que a destruição celular seja mínima e que não ocorram hemorragias nos tecidos orais, facilitando a ação anti-inflamatória e a descontaminação num número reduzido de sessões.
De igual modo, no caso do médico dentista, facilita o seu trabalho, pois a intervenção é mais precisa no que respeita à incisão, excisão e ablação, aumentando a qualidade e eficiência dos procedimentos. Quanto aos pacientes, pode ser aplicado em mulheres grávidas e em pessoas com pacemakers. Este laser dentário reduz a possibilidade de inflamação ou infecção pós-operatória, garantindo que a dor ou eventuais desconfortos sejam mínimos.
Na verdade, o LITEMEDICS PRIME é uma das mais recentes revoluções em odontologia, com múltiplos benefícios e aplicações em qualquer tratamento dentário. Se quer obter este laser de díodo para a sua clínica dentária, clique aqui!