Em primeiro lugar, devemos esclarecer que vamos centrar as nossas reflexões nos fotopolimerizadores LED, que atualmente são os mais utilizados na prática dentária.
Obviamente, partimos do princípio de que, para obter restaurações duradouras, é imprescindível uma polimerização correta e adequada, que dependerá de uma fonte de luz com determinada potência e qualidade, do tempo de exposição, da incidência, da distância, assim como da energia e do calor libertados.
Fotopolimerizador LED Flexi Light
Características mínimas
Chegados a este ponto, temos de considerar algumas especificações técnicas que devem ser cumpridas por qualquer fotopolimerizador LED que encontremos no nosso mercado e que detalhamos em seguida:
- Intensidade lumínica/potência: entre min. 1000 – 1600 mW/cm2 (milliwatts por cm2) ou superior
- Guia de luz/fibra ótica: entre 5,5 mm – 8 mm-10 mm de diâmetro
- Comprimento de onda: entre 420 nm – 515 nm (nanómetro)
- Tempos predefinidos: entre 5 s – 40 segundos
- Programas de polimerização específicos para diferentes tipos de compósitos
- Peso reduzido: entre 77 g – 190 g no máximo
- Silencioso ou sem ventilador
- Ergonómico e fácil de manusear
Qualquer fotopolimerizador LED que corresponda a estas especificações dará a garantia de que poderemos realizar a polimerização de forma correta e adequada, como já indicámos anteriormente.
Fotopolimerizador LED Supralight sem fios
Outro aspeto inovador em alguns modelos de fotopolimerizadores LED existentes no mercado é que oferecem a possibilidade de esterilizar a guia de luz/fibra ótica na autoclave.
Agora, avaliemos mais alguns aspetos, como, por exemplo, a comodidade, o design, a autonomia e o preço:
- Em relação à comodidade, um aspeto importante é escolher um fotopolimerizador com fios ou sem fios com bateria
- Se escolhermos um com bateria, devemos ter em conta a respetiva autonomia, que dependerá do seu tamanho e da sua composição; atualmente, na sua maioria, são de iões de lítio. Outro aspeto importante da bateria é que a sua substituição seja fácil e rápida.
Finalmente, e tendo em conta todos estes argumentos, só nos restará escolher o design e o preço, aspetos que deixaremos ao critério dos nossos leitores, que certamente saberão escolher o fotopolimerizador que melhor se adapte às suas necessidades.