Um dos requisitos da medicina dentária é poder adaptar-se em cada momento às necessidades concretas dos pacientes. De facto, as complicações orais que surgem ao longo do tempo são diferentes consoante a idade dos pacientes. Por esta razão, as pessoas de idade avançada têm necessidades específicas que precisam de ser tratadas com a devida atenção.
Na Dentaleader, o seu fornecedor líder de material odontológico no mercado, esta questão parece-nos fundamental, pelo que elaborámos um guia de conselhos para a restauração oral em pacientes idosos, com o qual pretendemos facilitar o atendimento dentário nestes casos.
Especialização nos problemas mais comuns
O envelhecimento é um fator de mudança importante para a saúde oral, o que significa que muitos pacientes compreendidos entre certas faixas etárias experimentam os mesmos problemas. A especialização em cada um destes aspetos fará a diferença na qualidade do atendimento que a sua clínica dentária é capaz de proporcionar. A perda de peças dentárias, os dentes fissurados ou lascados são alguns dos problemas mais comuns.
Verificação do estado de saúde oral
A revisão da saúde oral é sempre uma questão importante em todo o tipo de pacientes, mas ainda mais em pacientes idosos, com maior possibilidade de sofrer de problemas de saúde oral. Antes de proceder a qualquer tratamento restaurador, é de vital importância assegurar-se de qual é o estado presente da cavidade oral. Uma profilaxia dentária completa costuma ser o primeiro passo antes de começar qualquer outro tipo de tratamento.
Diagnóstico preciso para o correto procedimento de restauração oral em pacientes idosos
O prognóstico das peças dentárias danificadas em pacientes de idade avançada que não mantiveram uma boa higiene oral, que não trataram os seus problemas de saúde oral a tempo ou que não visitam o dentista há muito tempo, geralmente aponta para complicações. Em muitos casos, trata-se de pacientes que chegam à clínica dentária com dentes em muito mau estado, cuja reparação é praticamente impossível ou, inclusive, com peças dentárias em falta.
Quais são as opções de reabilitação oral para pacientes idosos?
Em todos estes casos, as extrações dos dentes danificados e os tratamentos de restauração oral em pacientes idosos impõem-se como a opção preferida. Das soluções protésicas existentes atualmente, os implantes dentários constituem a opção mais interessante para a recuperação do sorriso em pacientes de idade avançada, desde que tenham uma densidade óssea suficiente no osso maxilar.
Quando tal não se verifica e o maxilar não possui densidade suficiente para receber o tratamento com implantes dentários tradicional, existem outros tipos de próteses sustentadas na mucosa oral que serão indicadas nestes casos para a restituição do sorriso. É importante fazer um diagnóstico preciso e ser capaz de oferecer, na clínica dentária, uma ampla variedade de opções de restauração oral em pacientes idosos.
Nunca é tarde para corrigir os problemas de mau posicionamento e de mordida
Associamos o tratamento ortodôntico aos adolescentes, mas a verdade é que qualquer tipo de paciente poderá usufruir das vantagens da ortodontia, que costuma ser um meio fundamental para corrigir os problemas de mau posicionamento e de mordida, e aumentar o sucesso de qualquer tratamento restaurador que pretendamos realizar.
Facetas dentárias para pequenas correções
Quando necessitamos de corrigir de maneira minimamente invasiva a direção, a forma, a posição ou a estética de uma ou várias peças dentárias, as facetas dentárias são uma excelente opção, disponíveis em materiais de alta qualidade, como a porcelana, que se harmonizam perfeitamente com o sorriso para um acabamento perfeito.
Lembre-se de que ter a capacidade de oferecer, na sua clínica dentária, um serviço de restauração oral em pacientes idosos contribuirá para que marque a diferença. Siga as recomendações da Dentaleader, o seu fornecedor líder de material odontológico, para tornar a sua clínica numa referência para os seus pacientes.