Atualmente, o surgimento do mundo 3.0 é inegável e a digitalização da nossa vida progride de forma acelerada. No passado, o fluxo tradicional na clínica caracterizava-se pela obtenção de impressões com gesso e radiografias em duas dimensões. Para a realização de qualquer prótese, a comunicação com o laboratório baseava-se nos modelos físicos e na elaboração artesanal do trabalho necessário. Não havia, neste fluxo, planificações nem demonstrações virtuais do possível resultado. Muitas alterações ocorreram desde os tempos desta forma de trabalhar habitual e tradicional até à vanguarda tecnológica dos últimos anos. As clínicas dentárias têm sofrido mudanças profundas na evolução para a era digital, simplificando o trabalho tanto para os profissionais como para os pacientes e dando lugar ao conceito de Odontologia Digital.
O que é o fluxo digital na clínica dentária?
Trata-se de uma revolução com tecnologias inovadoras, cujo objetivo é realizar o diagnóstico e o planeamento do tratamento por meio de software 100% digital, obtendo registos do paciente de modo virtual com o scanner intraoral e o 3D, e a confeção de próteses no laboratório usando tecnologia CAD-CAM (digitalização, à medida).
Esta modernização da clínica oferece uma série de vantagens:
- Planeamento de todo o tratamento em 3D por computador desde o início. Isto significa um procedimento previsível para o dentista com base num diagnóstico preciso.
- Clareza para o paciente, já que poder visualizar dinamicamente todo o seu tratamento.
- Diminuição de erros no fabrico, o que significa menos consultas para o paciente e uma adaptação mais adequada.
- Economia de tempo e maior precisão para o médico dentista, com a substituição dos modelos de gesso pelo scanner intraoral. Os tempos de produção diminuem e os envios de modelos físicos são eliminados.
- Maior confiança para o paciente em virtude do planeamento prévio.
- Diminuição do tempo gasto e da comunicação com o laboratório devido à utilização da tecnologia CAD-CAM. Esta ferramenta permite obter impressões, planeamento e avaliação do tratamento de forma totalmente digital e facilita a clareza e a rapidez na relação entre o médico dentista e o técnico do laboratório.
- Maior adaptabilidade das próteses, fabricadas 100% à medida da boca do paciente, garantindo um ajuste micrométrico com qualidade, estabilidade a longo prazo e estética.
- Software de gestão e de comunicação com o paciente, sendo todos os procedimentos realizados de forma digital, o que permite uma gestão otimizada da clínica.
Por que começar a utilizar o fluxo digital e a tecnologia CAD CAM dental?
O fluxo de trabalho digital oferece aos profissionais uma forma segura de satisfazer as necessidades dos pacientes. Quanto às especialidades odontológicas, a implantologia oral lidera a digitalização. As suas principais utilizações de vanguarda online são:
- Utilização do CBCT para obter um melhor diagnóstico.
- Planeamento por meio de software (por computador) da cirurgia de implantes.
- Impressão do guia cirúrgico para a intervenção.
- Impressões para a colocação da prótese com tecnologia CAD-CAM.
Em ortodontia, a utilização do scanner intraoral simplifica os processos e economiza tempo. Constituiu uma grande revolução o facto de o paciente poder visualizar um planeamento de todo o seu tratamento graças às impressões digitalizadas e a um diagnóstico muito preciso com testes computadorizados como o CBCT.
Na prótese fixa, o tempo dos procedimentos diminui e é possível obter coroas 100% à medida, individualizadas para cada paciente, com novos materiais e pondo de lado os antigos sistemas de porcelana.
Por tudo o que foi já referido, o fluxo digital no sector dentário constitui um sistema inovador que reduz o tempo de tratamento e facilita a precisão dos resultados e a comunicação entre o médico dentista e o paciente. E, claro, vale a pena. Digitalize-se o mais depressa possível! Não se arrependerá!