A revolução da odontologia já chegou e é a tecnologia que lidera o processo. A tecnologia 3D tem muita importância nesta área. Além de possibilitar uma adaptação personalizada de cada solução segundo o caso e o tipo de paciente, as impressões 3D em odontologia melhoram exponencialmente, em vários sentidos, o serviço prestado.
Melhor diagnóstico, melhor aplicação de cada tratamento e conceção de novas soluções impossíveis de aplicar se não for graças a esta tecnologia. Não a utilizar é, obviamente, ficar para trás. E na Dentaleader pretendemos exatamente o contrário: fornecer sempre o material mais avançado do mercado para que a sua clínica dentária possa marcar a diferença. Revelamos tudo sobre a impressão 3D aplicada à odontologia e ao serviço prestado ao paciente.
De que forma a impressão 3D melhora os cuidados prestados em odontologia
A estereolitografia, a sinterização direta de metal e uma ampla gama de materiais aplicados, como resinas, plásticos e metais, já estão diretamente envolvidos na impressão por meios digitais. Mas não só isso. A criação de coroas, de guias cirúrgicas e a elaboração de próteses dentárias, realizadas com mais rapidez e precisão, são algumas das múltiplas aplicações desta tecnologia na prática odontológica.
Daí derivam as principais vantagens do emprego da impressão 3D em odontologia: é mais precisa que outros tipos de fabrico e reduz de forma drástica os tempos de produção, pelo que cada tratamento se torna notavelmente mais ágil e eficaz.
As impressões 3D em odontologia constituem uma tecnologia tão imediata que, por vezes, permite oferecer ao paciente uma solução para o seu problema em apenas 24 horas. Podemos dizer adeus às próteses físicas: serão substituídas por uma criação de impressão digital, elaborada pelo próprio médico dentista com um scanner intraoral. Imediatamente, este ficheiro será enviado para o laboratório, onde a impressão digital será lida e moldada no seu software de design (CAD).
O nível de detalhe que este avanço possibilita é extraordinário. Desta forma, o desenho terá em consideração os limites da gengiva, a forma do sorriso ou o modo de contacto com as peças adjacentes. Uma vez aprovado o projeto, uma máquina mecanizada ou impressora 3D tratará do seu fabrico.
Adaptação exata à morfologia do paciente, redução dos prazos de produção… A melhoria logística tem um impacto direto na melhoria do serviço prestado ao paciente. Os benefícios das impressões 3D para a clínica dentária são evidentes e, chegados a este ponto, surge a grande questão: como podemos integrar esta tecnologia no nosso consultório?
Não há dúvida: os dentistas e higienistas devem equipar-se com scanners ou impressoras 3D para oferecer um serviço diferenciado e não ficarem para trás. Uma das opções mais recomendadas atualmente para este tipo de processo é a Impressora Form 3B. Além das mencionadas vantagens de fabrico, este modelo está completamente otimizado para ser utilizado com materiais biocompatíveis. Assim, o dentista pode contar com todas as garantias no que respeita à integração e ao êxito do tratamento.
O futuro das impressões 3D em odontologia
Além de integrar estas tecnologias nas instalações das clínicas dentárias, é necessário que os dentistas adquiram a formação adequada, principalmente em relação ao software, para as poder utilizar com sucesso.
Do mesmo modo, a organização e a lógica do trabalho serão modificadas com a inclusão destes novos dispositivos de impressão 3D em odontologia, razão pela qual as clínicas dentárias capazes de se adaptar rapidamente à mudança serão, sem dúvida, as que irão marcar a diferença.
Na Dentaleader, queremos ajudar a fazer esta transição da forma mais eficaz e cómoda para si. É por isso que nos encarregamos de selecionar os melhores materiais do mercado e de lhe prestar informações sobre todos os avanços na área da odontologia.