Os lubrificantes, geralmente comercializados em forma de spray, são uma excelente opção para olear os instrumentos rotatórios e garantir a sua conservação. Uma boa limpeza e desinfeção dos aparelhos após cada utilização, algo especialmente urgente no contexto da atual pandemia de COVID-19, e uma lubrificação adequada são fundamentais para que possa oferecer ao paciente o melhor serviço profissional com materiais sempre nas melhores condições. Daí a importância de ter excelentes lubrificantes para os instrumentos rotatórios no gabinete.
Hoje, na Dentaleader, pretendemos dizer-lhe tudo o que precisa de saber sobre os cuidados a ter com este tipo de aparelhos e sobre as propriedades dos lubrificantes, para que conheça tudo o que o mercado lhe oferece e escolha o melhor para a sua clínica dentária.
Como cuidar dos meus aparelhos rotatórios?
O material rotatório implica um grande investimento na clínica dentária. Mantê-lo em perfeito estado de utilização e continuar a ser capaz de oferecer um serviço atualizado depende em grande parte das técnicas usadas para a sua conservação.
Na Dentaleader, indicamos-lhe como realizar as duas ações básicas para manter em boas condições os aparelhos rotatórios da sua clínica dentária: a limpeza e a lubrificação. Além disso, para os cuidados a ter com contra-ângulos, turbinas e peças de mão, é muito importante, nesses dois processos de desinfeção e lubrificação, ter em conta as instruções do fabricante, a fim de assegurar que estamos a manusear os instrumentos de modo correto.
Sempre foi importante limpar com regularidade os aparelhos rotatórios. No entanto, agora mais do que nunca, no contexto da atual pandemia de COVID-19, torna-se imprescindível limpar e desinfetar estes aparelhos após cada utilização, proporcionando assim a máxima segurança ao paciente e ao profissional.
A boa notícia é que uma higiene e uma esterilização apropriadas não causam deterioração dos materiais: pelo contrário, estes podem danificar-se com o passar do tempo se a limpeza não for adequada.
Por outro lado, após a limpeza é necessário ter lubrificantes para os instrumentos rotatórios, pois a elevada capacidade abrasiva das partículas que compõem as pastas de polimento pode acelerar o desgaste mecânico, caso não haja a aplicação de óleos sintéticos em spray de alta qualidade, como as que pode encontrar na Dentaleader.
A lubrificação do material deve ser feita desde a broca até à cabeça dos instrumentos, para remover e eliminar os resíduos presos nas pinças de fixação. Em seguida, dever-se-á introduzir o adaptador pela parte posterior do instrumento e lubrificá-lo até que o óleo vertido pelos orifícios da cabeça esteja isento de qualquer resíduo. Para o efeito, utilize sempre os lubrificantes adequados para instrumentos rotatórios.
Limpeza correta do material rotatório
Qual é o melhor método para desinfetar o material rotatório e garantir a uma prática totalmente profissional para o dentista e o paciente?
Antes de aplicar os lubrificantes para instrumentos rotatórios, a primeira coisa a fazer é enxaguar e escovar os aparelhos com água fria. É importante que a temperatura da água não seja demasiado alta, para não coagular possíveis restos de sangue que podem causar bloqueios nos instrumentos.
É possível que tenhamos a tentação de usar um gel hidroalcoólico para garantir a desinfeção: no entanto, a utilização de produtos químicos pode ser abrasiva para a superfície dos instrumentos rotatórios. Em caso algum queremos que a aparência ou a capacidade funcional dos instrumentos fiquem deterioradas pelo uso destes produtos. Os instrumentos rotatórios necessitam sempre de uma camada interna de lubrificação e a ação de produtos abrasivos pode destruí-la: o mesmo acontece se usarmos toalhitas desinfetantes ou álcool puro na superfície.
Optaremos por uma esterilização em autoclave ou termodesinfeção, sempre que os instrumentos o permitam. Em geral, os fabricantes recomendam uma temperatura até 135ºC.
Diferentes tipos de lubrificantes para instrumentos rotatórios
A utilização de lubrificantes com apresentação comercial em formato de aerossol costuma ser semelhante: a ponta é inserida em função do instrumento a ser lubrificado, assim como das instruções do fabricante.
As marcas BIEN AIR, KAVO, NSK, R&S, 3TECH, DENTO-VIRACTIS e W&H fornecem atualmente lubrificantes de alta qualidade.
É útil ter sempre na clínica dentária um lubrificante universal, adequado para turbinas, motores de ar e peças de mão, como os disponibilizados pelas marcas R&S, Bien Air, 3Tech ou Kavo. Estes lubrificantes universais garantem o bom funcionamento do material, respeitam o ambiente, pois são biodegradáveis, e tornaram-se indispensáveis no trabalho diário.
Além de ter bons lubrificantes para instrumentos rotatórios, é necessário verificar também se estamos a utilizar as pontas e os adaptadores corretos: os que se adequam ao sistema de acoplamento que utilizamos na nossa clínica dentária. Na Dentaleader, dispomos de uma grande variedade de produtos para a lubrificação dos aparelhos rotatórios. Peça-nos informações e aconselhamento sem qualquer compromisso.