Lubrificantes para instrumentos rotatórios

Lubrificantes para instrumentos rotatórios

Os lubrificantes, geralmente comercializados em forma de spray, são uma excelente opção para olear os instrumentos rotatórios e garantir a sua conservação. Uma boa limpeza e desinfeção dos aparelhos após cada utilização, algo especialmente urgente no contexto da atual pandemia de COVID-19, e uma lubrificação adequada são fundamentais para que possa oferecer ao paciente o melhor serviço profissional com materiais sempre nas melhores condições. Daí a importância de ter excelentes lubrificantes para os instrumentos rotatórios no gabinete.

Hoje, na Dentaleader, pretendemos dizer-lhe tudo o que precisa de saber sobre os cuidados a ter com este tipo de aparelhos e sobre as propriedades dos lubrificantes, para que conheça tudo o que o mercado lhe oferece e escolha o melhor para a sua clínica dentária.

Como cuidar dos meus aparelhos rotatórios?

O material rotatório implica um grande investimento na clínica dentária. Mantê-lo em perfeito estado de utilização e continuar a ser capaz de oferecer um serviço atualizado depende em grande parte das técnicas usadas para a sua conservação.

Na Dentaleader, indicamos-lhe como realizar as duas ações básicas para manter em boas condições os aparelhos rotatórios da sua clínica dentária: a limpeza e a lubrificação. Além disso, para os cuidados a ter com contra-ângulos, turbinas e peças de mão, é muito importante, nesses dois processos de desinfeção e lubrificação, ter em conta as instruções do fabricante, a fim de assegurar que estamos a manusear os instrumentos de modo correto.

Como cuidar dos meus aparelhos rotatórios

Sempre foi importante limpar com regularidade os aparelhos rotatórios. No entanto, agora mais do que nunca, no contexto da atual pandemia de COVID-19, torna-se imprescindível limpar e desinfetar estes aparelhos após cada utilização, proporcionando assim a máxima segurança ao paciente e ao profissional.

A boa notícia é que uma higiene e uma esterilização apropriadas não causam deterioração dos materiais: pelo contrário, estes podem danificar-se com o passar do tempo se a limpeza não for adequada.

Por outro lado, após a limpeza é necessário ter lubrificantes para os instrumentos rotatórios, pois a elevada capacidade abrasiva das partículas que compõem as pastas de polimento pode acelerar o desgaste mecânico, caso não haja a aplicação de óleos sintéticos em spray de alta qualidade, como as que pode encontrar na Dentaleader.

A lubrificação do material deve ser feita desde a broca até à cabeça dos instrumentos, para remover e eliminar os resíduos presos nas pinças de fixação. Em seguida, dever-se-á introduzir o adaptador pela parte posterior do instrumento e lubrificá-lo até que o óleo vertido pelos orifícios da cabeça esteja isento de qualquer resíduo. Para o efeito, utilize sempre os lubrificantes adequados para instrumentos rotatórios.

Limpeza correta do material rotatório

Qual é o melhor método para desinfetar o material rotatório e garantir a uma prática totalmente profissional para o dentista e o paciente?

Antes de aplicar os lubrificantes para instrumentos rotatórios, a primeira coisa a fazer é enxaguar e escovar os aparelhos com água fria. É importante que a temperatura da água não seja demasiado alta, para não coagular possíveis restos de sangue que podem causar bloqueios nos instrumentos.

Limpeza correta do material rotatório

É possível que tenhamos a tentação de usar um gel hidroalcoólico para garantir a desinfeção: no entanto, a utilização de produtos químicos pode ser abrasiva para a superfície dos instrumentos rotatórios. Em caso algum queremos que a aparência ou a capacidade funcional dos instrumentos fiquem deterioradas pelo uso destes produtos. Os instrumentos rotatórios necessitam sempre de uma camada interna de lubrificação e a ação de produtos abrasivos pode destruí-la: o mesmo acontece se usarmos toalhitas desinfetantes ou álcool puro na superfície.

Optaremos por uma esterilização em autoclave ou termodesinfeção, sempre que os instrumentos o permitam. Em geral, os fabricantes recomendam uma temperatura até 135ºC.

Diferentes tipos de lubrificantes para instrumentos rotatórios

A utilização de lubrificantes com apresentação comercial em formato de aerossol costuma ser semelhante: a ponta é inserida em função do instrumento a ser lubrificado, assim como das instruções do fabricante.

As marcas BIEN AIR, KAVO, NSK, R&S, 3TECH, DENTO-VIRACTIS e W&H fornecem atualmente lubrificantes de alta qualidade.

Diferentes tipos de lubrificantes para instrumentos rotatórios

É útil ter sempre na clínica dentária um lubrificante universal, adequado para turbinas, motores de ar e peças de mão, como os disponibilizados pelas marcas R&S, Bien Air, 3Tech ou Kavo. Estes lubrificantes universais garantem o bom funcionamento do material, respeitam o ambiente, pois são biodegradáveis, e tornaram-se indispensáveis no trabalho diário.

Além de ter bons lubrificantes para instrumentos rotatórios, é necessário verificar também se estamos a utilizar as pontas e os adaptadores corretos: os que se adequam ao sistema de acoplamento que utilizamos na nossa clínica dentária. Na Dentaleader, dispomos de uma grande variedade de produtos para a lubrificação dos aparelhos rotatórios. Peça-nos informações e aconselhamento sem qualquer compromisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *