Na medicina dentária existem diversas técnicas de acabamento e polimento de resinas e compósitos que são utilizadas para se obter uma superfície lisa e suave nas restaurações destes materiais. Dado que, consoante o caso e o tipo de aplicação, muitas técnicas diferentes são recomendadas, na Dentaleader, o seu fornecedor líder de material odontológico, fizemos uma comparação para que possa orientar-se na sua utilização.
Conheça os diferentes métodos de acabamento e polimento de resinas
Referimos em seguida quais são as principais técnicas de acabamento e polimento de resina, em que consistem e em que situação cada uma é utilizada:
- Técnica de acabamento com discos de diamante: os discos de diamante com diferentes granulometrias dão suavidade e polimento à superfície da resina.
- Técnica de acabamento com microesferas de vidro: consiste em utilizar, para o mesmo fim, microesferas de vidro sobre a superfície da resina.
- Técnica de acabamento com abrasivos de pó: os abrasivos de pó, como a pasta de diamante ou a pasta de silicone, são os agentes que trabalham sobre a superfície da resina.
- Técnica de acabamento com líquidos: são utilizados líquidos abrasivos, como a solução de ácido fosfórico a 35%.
- Técnica de acabamento com sistemas de polimento: os sistemas de polimento como o sistema de polimento de resina (TR) e o sistema de polimento de resina híbrido (Hybrid) são utilizados para polir e dar um acabamento final às restaurações de resina. Os sistemas de polimento de resina caracterizam-se por serem sistemas de polimento que utilizam discos de polímero e diferentes granulometrias de abrasivos para polir e suavizar a superfície das restaurações de resina. Por sua vez, o sistema Hybrid combina os sistemas TR com discos de diamante para proporcionar um acabamento mais suave e liso nas restaurações de resina.
- Brocagem. Esta técnica de acabamento e polimento de resinas é de grande utilidade para melhorar o acabamento e o polimento de próteses dentárias, se tivermos de fazer ajustes na clínica. É utilizada para eliminar irregularidades e imperfeições nas superfícies das próteses, como coroas e facetas, para melhorar a sua aparência e a sua função. É realizada com uma broca dentária, uma ferramenta rotativa com uma ponta de diamante ou carboneto de tungsténio, com a qual se procede à homogeneização e ao polimento das superfícies das próteses. Trata-se de uma técnica segura e eficaz para melhorar a aparência e a funcionalidade das próteses dentárias, apresentando excelentes resultados.
Como selecionar a melhor técnica de polimento em medicina dentária
Chegados a este ponto, depois de conhecer as diferentes metodologias de acabamento e polimento de resinas que existem, prestamos-lhe ajuda para selecionar a mais apropriada em cada momento. Para isso, há vários aspetos que deve ter em consideração. O fundamental é o tipo de prótese sobre a qual precisa de trabalhar, mas não só, pois também deve prestar atenção ao material (já que cada um tem propriedades diferentes que exigem várias técnicas de polimento), ao estado da superfície (porque, se a superfície da prótese tiver irregularidades ou imperfeições, será necessária uma técnica de polimento diferente da aplicada numa superfície lisa), ao tempo de que dispõe para realizar o trabalho (visto que, dada a lentidão de execução de algumas técnicas, o trabalho a contrarrelógio pode tornar-se um fator limitador), ao orçamento indicado pelo paciente e ao resultado que este pretende.
Um aspeto de crucial importância na execução destas técnicas é a perícia da sua equipa. Algumas delas são bastante complexas, portanto, além da habilidade, são necessários conhecimentos específicos. É fundamental manter-se a par de todos os avanços do setor e da sua aplicação prática para oferecer sempre o melhor serviço aos seus pacientes.
Nós encarregamo-nos disso na Dentaleader, o seu fornecedor líder de material odontológico: asseguramos que se mantenha a par das últimas novidades do setor e da sua aplicação, para que possa oferecer sempre um serviço diferenciado e da mais alta qualidade na sua clínica.