As facetas dentárias são um dos tratamentos mais populares na área da estética dentária devido à sua capacidade de resolver problemas funcionais ao mesmo tempo que melhoram e renovam o sorriso com um acabamento perfeito. Na Dentaleader explicamos-lhe tudo sobre a sua utilização e sobre os materiais disponíveis no mercado para que possa conhecer a fundo este método inovador que revolucionou a odontologia estética.
Para que servem as facetas dentárias
As facetas dentárias consistem em lâminas finas de cerâmica ou compósito que cobrem a face interior do dente. Muitas vezes são colocadas na face vestibular dos incisivos e dos caninos, os dentes mais visíveis, para melhorar imediatamente o sorriso.
No entanto, a sua missão é dupla: as facetas dentárias resolvem problemas funcionais e estéticos num único tratamento. Solucionam as imperfeições que podem danificar a superfície da peça dentária (tais como fraturas ou alterações da cor e forma dos dentes), proporcionando em simultâneo um sorriso saudável, harmonioso e bonito com um acabamento muito natural.
A chave para que este tratamento seja tão eficaz quando se trata de embelezar o sorriso e corrigir as pequenas patologias funcionais da superfície dentária (dentes quebrados, tortos, separados, irregulares, desgastados ou manchados) está no seu alto grau de personalização: cada uma destas lâminas é criada exclusivamente para cada paciente, procurando sempre uma adaptação perfeita. Além da personalização e adaptabilidade do tratamento, outro dos pontos fortes das facetas dentárias consiste na grande capacidade dos materiais utilizados, porcelana e compósito, para imitar o esmalte natural dos dentes, fazendo com que o novo sorriso pareça completamente natural.
Tudo isto significa que as facetas dentárias podem tornar-se uma alternativa à ortodontia nos casos em que o paciente procura, sobretudo, uma melhoria estética sem necessitar de um tratamento corretivo mais profundo. Também são uma opção extraordinária para recuperar o sorriso após a endodontia: quando o paciente precisa de restituir a brancura da sua dentição substituindo dentes calcificados ou escurecidos.
Duração das facetas
Outro dos motivos da popularidade do tratamento com facetas dentárias é a sua longa vida média, embora sob este aspeto o material que as compõe faça a diferença. As facetas dentárias de compósito são as menos duradouras e, em geral, não excedem 5 anos. A resistência da porcelana faz com que esta seja opção a mais duradoura: as facetas dentárias de porcelana têm uma vida média de 10 a 15 anos em duas das suas apresentações comerciais mais comuns, as marcas Emax e Lumineers, que poderá encontrar na Dentaleader.
No entanto, o material de que são compostas as facetas não é o único elemento determinante na duração do tratamento: a colaboração do paciente com a manutenção de uma higiene oral adequada é decisiva para assegurar a duração e o bom estado das facetas.
Os cuidados requeridos pelas facetas dentárias são, neste sentido, equivalentes aos da dentição natural: uma higiene oral completa com escovagem profunda após cada refeição, acompanhada de fio dentário e colutório. Além disso, se optarmos pelo uso de facetas de compósito, é importante ter em conta que devemos evitar o consumo de certas bebidas, como vinho tinto, chá, café ou refrigerantes de cola, que contribuem para a coloração das lâminas, alterando a sua aparência com o passar do tempo.
Se seguirmos todos estes passos, podemos garantir a longevidade das nossas facetas dentárias, porque, além do mais, são lâminas de alta resistência que raramente se fraturam. No caso de isso acontecer, ambos os materiais, o compósito e a porcelana, são facilmente substituíveis, sem longos tempos de espera para o paciente.
Facetas de porcelana ou de compósito?
Embora já tenhamos apontado algumas das diferenças entre os dois materiais, na Dentaleader analisamos as vantagens de cada um deles para acompanhar a escolha do paciente.
Facetas dentárias de cerâmica ou compósito
As facetas dentárias de compósito são confecionadas diretamente sobre dente e o seu material permite uma colocação muito rápida e simples. Embora sejam menos duradouras e resistentes que as facetas de porcelana, o seu uso é recomendado quando a correção é muito leve e se pretende evitar o desgaste do dente, e também em pacientes muito jovens (que queiram um tratamento provisório, cómodo na sua remoção no futuro e fácil de substituir por facetas de porcelana, se for o caso).
São boas no que respeita à aparência estética que proporcionam e à sua capacidade para corrigir pequenas imperfeições (como problemas de separação dos dentes). Além disso, uma das grandes vantagens das facetas dentárias de compósito é o seu preço: o mais competitivo do mercado.
Facetas dentárias de porcelana
As facetas de porcelana são, sem dúvida, as que oferecem a maior qualidade: são as mais duradouras e são altamente personalizáveis, conseguindo recriar na perfeição as características da dentição do paciente.
O segredo de sua elevada resistência está na porcelana injetada com que são confecionadas estas facetas, que, com uma espessura entre 0,3 e 1 milímetro, conseguem fazer as alterações estéticas desejadas sem necessidade de limar as peças dentárias.
Por conseguinte, são pouco invasivas e permitem modificar à vontade a posição, forma, direção e tamanho do dente com ótimos resultados estéticos, porque a dureza, aparência, forma, tamanho, cor e resistência da porcelana são muito semelhantes às dos dentes naturais.