A ortodontia é uma das áreas da medicina dentária que mais evoluiu nos últimos anos. A inovação nesta área conseguiu satisfazer uma das principais exigências dos pacientes: dispor de um tratamento altamente eficaz e minimamente invasivo. Daí as dúvidas surgidas sobre a escolha da ortodontia tradicional e ortodontia invisível.
A partir da ortodontia tradicional com brackets, foi-se evoluindo para outros modelos que chegam, inclusivamente, a prescindir de aparelhos metálicos, como é o caso da ortodontia invisível, a opção mais discreta do mercado.
Na Dentaleader, o seu fornecedor líder de material odontológico, fizemos uma análise destes dois métodos, a ortodontia tradicional e a ortodontia invisível, para saber que diferenças e vantagens cada um oferece quando se trata de corrigir problemas de má posição e mordida.
Ortodontia tradicional versus ortodontia invisível: a limpeza
É evidente que os aparelhos tradicionais da ortodontia com brackets, aderidos à dentição de modo fixo enquanto dura o tratamento, podem dificultar o processo de higiene oral. No entanto, a ortodontia invisível, com um sistema de alinhadores transparentes que o paciente retira antes de cada refeição, torna possível que a escovagem seja totalmente normal.
Por sua vez, a limpeza desta férula é muito simples: basta aplicar água e sabão neutro antes de a colocar de novo após cada refeição.
Ortodontia tradicional versus ortodontia invisível: a estética
Uma das principais exigências dos pacientes que desejam usufruir dos amplos benefícios de um tratamento ortodôntico é que este seja o mais discreto possível. A ortodontia tradicional com brackets prejudica o sorriso durante o tratamento, algo que incomoda quem procura um método menos invasivo. Para esses pacientes, a ortodontia invisível é ideal, porque o seu sistema de alinhadores transparentes, feitos à medida da dentição, torna a ortodontia dificilmente detetável mesmo a curta distância. Tudo isso, aliás, sem sacrificar a eficácia.
É importante esclarecer neste ponto que, além da ortodontia tradicional com brackets metálicos, existem alternativas no mercado que cuidam da estética do sorriso: é o caso da ortodontia com brackets estéticos, com acabamentos em porcelana, que procuram uma fusão perfeita com o esmalte dentário para passar despercebidos e não prejudicar a aparência do sorriso.
Ortodontia tradicional versus ortodontia invisível: a duração
Determinar a duração total de um tratamento de ortodontia é complexo, porque depende do caso particular de cada paciente. No entanto, podemos estabelecer que, de maneira geral, todos os sistemas de ortodontia exigem entre 6 meses – nos casos mais simples – e 24 meses – nos casos mais complexos – para atingir os resultados desejados.
Ortodontia tradicional versus ortodontia invisível: o preço
Outro dos critérios que podem levar-nos a escolher um ou outro método ortodôntico é o preço do tratamento. Sob este aspeto, a ortodontia tradicional continua a ser, além de muito eficaz, a opção mais económica do mercado.
No entanto, devemos ter em consideração que, se optarmos pela ortodontia invisível, teremos maior autonomia durante o tratamento, com uma notável redução do número de consultas e revisões necessárias, o que se traduz, por sua vez, num menor custo do tratamento completo.
Ortodontia tradicional versus ortodontia invisível: possíveis incómodos
Por último, outra das questões que preocupam os pacientes portadores de aparelhos ortodônticos é a possibilidade de que o tratamento seja doloroso. Em rigor, nenhum tratamento ortodôntico causa dor, embora seja verdade que a ortodontia tradicional pode ocasionar alguns incómodos pontuais, como escoriações, feridas e úlceras que são causadas, em alguns casos, pelo desprendimento ou fricção dos brackets.
Ao optar por um tratamento ortodôntico que prescinde de aparelhos, como é o caso da ortodontia invisível, o paciente não terá de se preocupar com este tipo de incómodos, já que poderá usufruir de uma férula muito cómoda e desenhada à medida do seu sorriso.
Ajude os seus pacientes a resolver as suas dúvidas sobre ortodontia tradicional e ortodontia invisível
O tratamento perfeito é aquele que se adequa às necessidades específicas de cada paciente. Por isso, na Dentaleader, fornecedor líder de material odontológico, acreditamos firmemente na importância de um bom diagnóstico para o desenho de um tratamento totalmente personalizado, com materiais de alta qualidade, que nos encarregamos de fazer chegar à sua clínica dentária para completa satisfação dos seus pacientes.