Os selantes de fossas e fissuras são materiais que se aplicam na superfície dentária de molares e pré-molares, a fim de evitar a acumulação de bactérias nos sulcos, fissuras ou zonas irregulares dos dentes que, em contacto com restos de alimentos, podem produzir ácidos que provocam o aparecimento de cáries.
A finalidade do selamento é preencher as diferentes fossas ou fissuras dentárias, evitando assim o contacto das bactérias com os restos de alimentos nas referidas cavidades. Trata-se, portanto, de uma das tarefas preventivas mais importantes na consulta dentária. Na Dentaleader, o seu fornecedor líder de material odontológico, dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este procedimento e os instrumentos nele envolvidos.
Em que consiste o selamento dentário?
O processo de selamento é totalmente indolor, dado que se realiza através da aplicação de um líquido em forma de verniz que obtura as diferentes fossas e cavidades interdentárias, endurecendo instantaneamente com a aplicação.
Trata-se de um procedimento preventivo, pelo que não pode ser aplicado nos casos em que o paciente apresenta patologias orais, como cárie, nos dentes que se pretende selar. As lesões cariosas devem, portanto, ser previamente tratadas pelo médico dentista.
Quanto tempo dura o efeito preventivo do selamento dentário?
A duração efetiva do selamento é de, aproximadamente, 5 anos, embora precise de ser revisto pelo dentista, periodicamente, a fim de verificar se não há desgaste ou desprendimento do selamento.
A colaboração do paciente é fundamental para garantir a durabilidade do tratamento. Quanto melhor for a higiene oral e a prática regular de limpeza e escovagem dentária, melhores serão os resultados conseguidos com este procedimento preventivo. Por outro lado, também é aconselhável seguir uma dieta baixa em açúcares, sal ou gorduras e promover o fortalecimento dos dentes através da aplicação de flúor. Desta forma, evitaremos a formação de um ecossistema facilitador do aparecimento de bactérias intraorais que podem causar cáries ou outras patologias dentárias.
Tipos de selantes de fossas e fissuras
Os selantes são aplicados na superfície da dentição cuja limpeza é complicada, devido à presença de sulcos ou fossas, existentes principalmente em molares e pré-molares.
O selamento, como medida preventiva, consegue evitar que nessas fossas se gere uma série de ácidos ou placa bacteriana que, ao fixar-se na coroa dentária, pode desencadear diversas patologias orais.
Embora os procedimentos de selamento de fossas e fissuras sejam muito semelhantes entre si, existem diferentes tipos de tratamento que são aplicados em função do caso apresentado por cada paciente e das suas prioridades. Alguns dos tipos de selantes mais comuns são:
- O selante de ouro, que é considerado um dos mais duradouros e resistentes. O principal inconveniente é o impacto estético na dentição.
- O selante de amálgama, que é elaborado com uma mistura de prata, mercúrio, cobre e estanho. Geralmente é aplicado nos casos em que se procura uma longa durabilidade, pois conserva muito bem a dureza. Uma das principais desvantagens deste tipo de selante consiste no facto de geralmente escurecer, comprometendo em certa medida a estética do sorriso com o passar do tempo.
- O selante de porcelana também se assemelha muito ao tom dos dentes, mas é caro e frágil, pelo que constitui muitas vezes uma solução temporária.
- O selante de ionómero de vidro, elaborado com acrílico e fluoro-alumínio-silicato. É o mais utilizado para cáries profundas, com uma durabilidade que se estende até 5 anos. A grande vantagem deste selante é que, com o passar do tempo, liberta flúor de maneira gradual, algo que ajuda a fortalecer o dente afetado, evitando a respetiva descalcificação.
O selante de compósito, o mais recomendado do mercado
O selante de compósito, disponível em produtos de alta gama, como os oferecidos pela marca líder Itena, é atualmente o mais procurado e o que recomendamos na Dentaleader, o fornecedor líder de material odontológico de alta qualidade.
A razão da popularidade deste tipo de selante radica não só na dureza e durabilidade que proporciona, mas também na sua máxima adaptabilidade e discrição: funde-se com o tom dos dentes facilmente, o que o torna muito mais estético do que qualquer outro. É capaz de passar totalmente despercebido, visto que se integra no sorriso de uma forma perfeita.
Aplicação de selantes de fossas e fissuras passo a passo
Para a aplicação dos diferentes selantes, o dentista deve partir de um diagnóstico prévio em que foi avaliado o risco potencial de o paciente sofrer de cáries ou de outras patologias orais.
Nos casos em que o selamento é recomendado como medida preventiva, procede-se a uma limpeza dentária exaustiva, para eliminar os restos de placa bacteriana, e à secagem da peça a selar, para que o selante adira de forma correta ao dente, chegando a todas as fossas e fissuras.
Uma vez aplicado o selante, um gel ácido é colocado na superfície selada durante alguns segundos, para facilitar o seu endurecimento mediante a aplicação de luz azul com um fotopolimerizador. Para finalizar o processo, o dentista verificará se não há problemas de mordida, removendo o excesso de selante caso esta seja afetada.
Contar com selantes de fossas e fissuras de última geração como os que a marca Itena, através da Dentaleader, põe à sua disposição, é o que lhe permitirá fazer a diferença em cada intervenção na sua clínica dentária e conseguir um resultado ótimo no processo de selamento. Consulte-nos sem compromisso.