O compósito é um dos materiais mais utilizados em medicina dentária, já que a sua grande versatilidade possibilita a aplicação nos mais diversos tratamentos dentários restauradores. Daí que existam, atualmente, tantos tipos de compósitos.
A matriz orgânica Bisfenol-A-Glicidil Metacrilato (Bis-GMA), as partículas de carga inorgânica e o agente de acoplamento entre estes componentes são os elementos mais frequentes nos compósitos atuais. Hoje, na Dentaleader, pretendemos falar-lhe sobre as diferenças na composição de cada tipo de compósito segundo o tamanho das suas partículas, as suas propriedades funcionais, as suas propriedades estéticas e, portanto, o uso clínico a que cada um deles se destina.
Além disso, referimos quais são as marcas mais avançadas do mercado para que possa ter os melhores materiais na sua clínica dentária. A nossa prioridade é que esteja sempre em condições de oferecer o melhor serviço.
Tipos de compósitos segundo o tamanho das suas partículas
Conforme o tamanho das partículas, podemos distinguir entre diferentes tipos de compósitos: macroenchimento (partículas entre 0,1 e 100 mícrons que constituem um compósito já em desuso devido às suas limitações estéticas e práticas), microenchimento (partículas de 0,04 mícrons, um compósito com boas propriedades estéticas e funcionais, comummente usado em restaurações estéticas), híbrido (compósito fundido com partículas de menor e maior tamanho), nanoenchimento (um compósito com notável melhoria das suas propriedades físicas e estéticas graças à grande redução que o uso de nanopartículas possibilita) e nano-híbrido (um compósito que contém uma combinação de nanopartículas e sílica pirogénica de 0,04 μm, proporcionando maior brilho e melhores resultados estéticos).
Quando são utilizados os diferentes tipos de compósito
Consoante a indicação clínica, definida pelas suas características funcionais e estéticas, são utilizados diferentes tipos de compósitos em cada tratamento restaurador.
Restaurações dentárias que requerem grande cuidado estético
É aqui que encontramos compósitos anteriores, microenchimentos e híbridos como Amelogen, Charisma ou Suprafil, que proporcionam um resultado muito natural. Todos eles permitem um polimento que confere brilho ao sorriso, além de uma grande versatilidade na modificação da forma, do tamanho e da cor dos dentes.
Estas propriedades estéticas são responsáveis pelo facto de o seu uso se ter popularizado na restauração da dentição frontal, a mais visível e para a qual o paciente exige sempre o melhor acabamento.
Nesta gama encontramos compósitos de microenchimento, geralmente, com um tamanho de partícula que, como dissemos, é de aproximadamente 0,04 mícrons.
Restaurações dentárias nas zonas posterior e anterior
Embora também possam ser utilizados na zona anterior, os compósitos universais oferecem uma opção muito económica e versátil nas restaurações dentárias em zonas posteriores, permitindo que a gama de tonalidades dentárias a obter continue a ser muito ampla. São os que oferecem o melhor equilíbrio entre funcionalidade e estética, adaptando-se a todas as zonas da boca.
Neste sentido, os compósitos universais da Lumifil, Spectrum, G-Aenial oferecem resultados de excelência e uma grande variedade quanto aos formatos: seringa, cápsula ou fluidos. As suas formas de apresentação variam para se adaptarem com maior precisão às necessidades e aos métodos de trabalho de cada médico dentista.
Os compósitos universais, por seu lado, costumam apresentar-se como micro-híbridos, com fusão de partículas de maior e menor tamanho na sua composição.
Restaurações dentárias na zona posterior
Os compósitos posteriores são concebidos para resistir à pressão mastigatória própria dos dentes posteriores, como os molares, pelo que a resistência é uma das suas propriedades mais procurada.
As classes de compósitos posteriores, como Nanofil, IPS Impress, Clear Fil AP-X, Filtek P60 ou Z100 Mp, oferecem uma grande durabilidade em tratamentos dentários restauradores da zona posterior.
Na Dentaleader, procuramos sempre proporcionar-lhe materiais de alta qualidade para que, na sua clínica dentária, possa concentrar-se no que mais importa: prestar cuidados de saúde com os melhores resultados. Disponibilizamos vários tipos de compósitos, mas todos compartilham uma mesma característica: a sua qualidade.