Tipos de cimento dentário
O cimento dentário é um dos materiais indispensáveis em qualquer clínica dentária. Saber quais são os seus componentes e que tipos de cimento dentário existem de acordo com a sua composição e as suas utilizações clínicas é fundamental para fazer uma escolha informada e correta do material de que necessitamos para a nossa clínica.
Na Dentaleader, o seu fornecedor líder de material odontológico, indicamos-lhe todos os pormenores deste material dentário que é tão necessário nas clínicas. Tome nota para oferecer o serviço diferenciado que os seus pacientes merecem.
O que é o cimento dentário?
O cimento dentário é um biomaterial de composição múltipla e de consistência fluida que se aplica entre duas superfícies com o duplo objetivo de as unir, mantendo o tratamento restaurador efetuado pelo médico dentista, e de as proteger, atuando como uma barreira que impede a infiltração de bactérias e resíduos entre os dois elementos aderidos.
Desta forma, o processo de cimentação consegue a união de três tipos de superfície: o dente, o cimento e a prótese, através de uma força químico-elétrica. É fundamental conhecer a composição de cada material para saber qual é que precisamos de aplicar.
A utilização do cimento dentário em clínicas é muito habitual, visto que está presente numa multiplicidade de processos de cuidados e manutenção da dentição: na cirurgia oral, o cimento dentário é utilizado para sanar feridas e acelerar o pós-operatório; na reabilitação oral, é aplicado como complemento da cimentação de próteses fixas; na endodontia, o cimento dentário completa o selamento dos canais após a limpeza da polpa; na odontologia preventiva, serve para selar fissuras e fóssulas; na odontologia conservadora, é uma excelente opção para realizar obturações provisórias, impedindo o avanço da patologia oral; por último, na ortodontia, tem um papel de grande importância como elemento de ligação entre os aparelhos e os dentes.
Tipos de cimento dentário conforme o seu mecanismo de ação: convencionais ou não adesivos e adesivos
Embora os dois tipos de cimento dentário se baseiem na fricção sobre as superfícies a unir, diferenciam-se pela sua composição e pelas suas características técnicas. Os cimentos adesivos são ideais para unir superfícies com irregularidades e tecidos dentários, porque os cimentos dentários convencionais não conseguem interagir com os pilares dentários.
Tipos de cimento dentário conforme a sua reação
A reação ácido-base é a habitual em todos os tipos de cimento dentário para adquirir a consistência necessária tão característica deste material. Vejamos mais detidamente os tipos de cimento dentário existentes conforme a sua composição e, consequentemente, a sua reação.
Cimento dentário de fosfato de zinco
O cimento de fosfato de zinco tem um tipo de reação ácido-base, cujos componentes são o óxido de zinco (pó) e o ácido ortofosfórico (líquido).
Cimento dentário de policarboxilato
Com reação ácido-base, o cimento de policarboxilato é composto de óxido de zinco em pó e de ácido poliacrílico líquido.
Cimento dentário de ionómero de vidro
Tem uma reação ácido-base e química. O cimento de ionómero de vidro é normalmente composto de óxido de alumínio em pó e de ácido poliacrílico líquido. No entanto, por vezes é reforçado com resina, combinando então a reação ácido-base e química. Nestes casos, à composição acima mencionada juntam-se ácido poliacrílico e metacrilato de hidroxietilo líquido.
Cimento dentário de resina
Os cimentos de resina, feitos à base de polímeros, reagem quimicamente com metacrilato de hidroxietilo, com ácido carboxílico CO2H, Na23, carga de vidro de silicato de bário. São utilizados com elevado grau de satisfação em todos os tipos de disciplinas médico-dentárias, embora seja na implantologia e nas próteses dentárias que têm maior destaque. Este tipo de cimento é ideal para a fixação de coroas, pontes e facetas devido à sua grande capacidade de resistência.
Tipos de cimento dentário conforme a sua durabilidade e utilização: cimento permanente e cimento provisório
A composição química do cimento dentário determina em grande medida a sua durabilidade e o seu uso. Assim, encontramos cimentos dentários com uma duração indefinida (cimentos permanentes) e cimentos com uma duração determinada (cimentos provisórios).
Cimento dentário provisório
Os cimentos dentários provisórios são utilizados nos tratamentos que requerem uma cimentação provisória prévia, como próteses, coroas e pontes. São, portanto, tipos de cimento dentário muito utilizados na odontologia conservadora e que têm o óxido de zinco como principal componente. Esta variedade de cimento, fácil de manusear e de retirar posteriormente, é utilizada quando o dentista procede à colocação do tratamento definitivo. Atualmente, é a modalidade mais difundida nas clínicas dentárias.
Cimentos dentários permanentes
No entanto, se o objetivo do médico dentista ao efetuar o selamento é garantir a total impermeabilidade e evitar todo o tipo de microfiltrações, o cimento provisório não é a melhor opção (e tão-pouco para colocar nos dentes mais visíveis, como os incisivos, uma vez que não é o que proporciona o melhor acabamento estético). Nestes casos, a Dentaleader recomenda o cimento permanente (ou definitivo), sendo os cimentos resinosos, dadas as suas excelentes propriedades adesivas, a opção preferida.
Os cimentos de resina, feitos à base de polímeros, são utilizados com o maior grau de satisfação em todos os tipos de especialidades dentárias, embora seja na implantologia e nas próteses dentárias que têm maior destaque. Este tipo de cimento é ideal para a fixação de coroas, pontes e facetas devido à sua grande capacidade de resistência.
Na Dentaleader encontrará uma ampla gama de cimentos dentários de alta qualidade para cada uma das aplicações clínicas. Oferecemos preços competitivos sem descurar a qualidade: na Dentaleader confiamos apenas em materiais de alta qualidade para garantir a máxima eficácia em cada tratamento.