Assistente de medicina dentária: perfil e funções

funções-de-assistente-de-dentista

Asistente-de-dentista

O assistente dentário tem um papel fundamental no funcionamento das clínicas dentárias. São profissionais de saúde que se ocupam do atendimento ao paciente, da gestão dos materiais e instrumentos do consultório e que auxiliam o médico dentista durante o tratamento dos pacientes.

Trata-se de um perfil profissional com características específicas, a começar pela necessária formação de assistente de medicina dentária. É importante que seja uma pessoa empática, que transmita confiança e tenha aptidões de comunicação. Estas qualidades são fundamentais para lidar com o paciente. Também deve ser organizada, meticulosa e ter capacidade para trabalhar como parte da equipa da clínica dentária.

Funções do assistente dentário

  • Preparação de materiais.

O assistente dentário é a pessoa encarregada da preparação dos materiais para determinados procedimentos, como a realização de obturações permanentes e provisórias.

Também são responsáveis pela limpeza e manutenção dos instrumentos, e respetiva esterilização. Outra das suas atribuições é o controlo higiénico e a desinfeção da sala de cirurgia.

  • Assistência ao dentista.

Deve seguir as instruções do dentista durante a consulta com o paciente e nas intervenções. Fornece o material necessário ao dentista quando solicitado, toma nota das instruções e presta assistência ao paciente para assegurar que este se sente confortável.

  • Gestão da sala de cirurgia e do consultório.

Assegura que a sala de cirurgia fica limpa após cada consulta e mantém os recursos adequados para realizar as intervenções.

  • Limpeza de materiais e instrumentos.

Após o tratamento, os assistentes devem esterilizar os instrumentos. São responsáveis pelo controlo higiénico e pela desinfeção do equipamento para a sua manutenção em perfeitas condições de higiene e segurança.

  • Procedimentos e tratamentos dentários.

Realizam procedimentos de limpeza dentária, tratamentos de higiene e pequenas reparações na estrutura dentária. Além de examinar os dentes e as gengivas em busca de sintomas de degeneração dentária ou de doenças, assim como nódulos ou inflamação irregular na cavidade oral do paciente.

  • Gestão administrativa.

Dependendo da sua função na clínica, podem ter de trabalhar na receção, atender o telefone, receber os pacientes, tratar dos pagamentos e marcar consultas pelo telefone. Também

preparam os registos que serão necessários para o dia seguinte e realizam outras tarefas administrativas, como gerir pedidos de materiais.

Por outro lado, é importante ter em consideração as tarefas que não podem realizar:

  • Intervenção terapêutica ou profilática nos pacientes.
  • Toma de impressões, tanto convencionais como digitalizadas.
  • Realizar raspagem e alisamento radicular.
  • Realizar tratamentos de ortodontia em geral, ou cimentação de brackets, tanto na técnica de cimentação direta como indireta, cimentação de bandas, trocas de arcos, troca de ligaduras, remoção de brackets e colocação de retenção fixa e removível.
  • Fazer branqueamentos dentários.
  • Encarregar-se das próteses dentárias.
  • Realizar os atos próprios do higienista oral.

O assistente dentário nas consultas com crianças

assistente-dentário-com-crianças

Às vezes passa despercebido, mas o assistente também tem uma função muito importante na odontopediatria, sendo normalmente a primeira pessoa que entra em contacto com as crianças no consultório do dentista. A sua atitude e a forma como lida com elas são determinantes para que não tenham medo e se sintam à vontade.

Para os mais pequenos, tem de se falar com suavidade e com palavras simples para explicar os procedimentos. Também é importante satisfazer a curiosidade da criança sobre os elementos que a rodeiam, para que se sinta num lugar familiar.

Uma forma de ajudar a criança a estar tranquila em relação ao tratamento que vai receber é mantê-la entretida com algo, como um jogo mental.

Por último, uma boa estratégia é utilizar o reforço positivo. Os parabéns e elogios funcionam como reforços eficazes para as crianças. O aplauso pela sua coragem e bom comportamento durante uma visita ao dentista não só aliviará a sua tensão, mas também favorecerá uma atitude muito mais positiva para as próximas consultas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *