A sustentabilidade é já um critério transversal que rege qualquer tipo de prática profissional. Por isso, uma clínica dentária comprometida deve ser também uma clínica dentária que aposte numa medicina dentária sustentável.
Temos consciência de que este tema pode ser novo para muitos médicos dentistas, que não sabem que transformações são possíveis para tornar a sua clínica dentária num projeto cada vez mais ecológico. Também quer dar um passo em frente numa aposta firme para salvaguardar o ambiente? Na Dentaleader, o seu fornecedor líder de produtos odontológicos, falamos-lhe do que precisa de incorporar na sua clínica dentária para reduzir o impacto ambiental da medicina dentária e caminhar para a sustentabilidade. Vamos descobrir juntos.
Porquê apostar na sustentabilidade em medicina dentária?
É um dever que temos para com o ambiente. Felizmente, nos últimos anos, estamos a tomar uma consciência global da importância de unir os nossos esforços, na vida cotidiana e em todos os tipos de práticas profissionais, para nos encaminharmos para uma nova forma de viver e trabalhar que seja sustentável. Sabemos que os recursos do planeta são finitos e que estamos a enfrentar uma das maiores crises ecológicas da história. A nossa prática profissional não pode fugir a esta necessidade de compromisso e por isso a medicina dentária sustentável é o único projeto de futuro para os dentistas que apostam verdadeiramente na inovação e na ética profissional.
Como implantar uma medicina dentária sustentável na sua clínica
Para que a sua clínica dentária funcione, no dia-a-dia, com um modelo verdadeiramente sustentável, é necessário criar um plano de ação, com estratégias e soluções pensadas para a prática profissional diária. Pode começar pela própria cadeia de aquisição e fornecimento de produtos odontológicos: escolha os descartáveis que apresentam uma etiqueta verde. No amplo catálogo da Dentaleader encontrará o que procura.
Lembre-se de que implantar todo um modelo de sustentabilidade em medicina dentária afeta toda a cadeia de trabalho. Tome decisões para reduzir as emissões de CO2 (reduzir gastos energéticos desnecessários pode ser uma ótima ideia); não utilize plásticos de uso único e saiba como descartar corretamente o elevado volume de resíduos que são gerados todos os dias na clínica dentária.
Não se trata de menosprezar a qualidade do serviço que presta aos seus pacientes, mas de saber que métodos de ação utilizados na prática profissional diária podem ser substituídos por outros mais eficientes. De facto, apostar numa clínica dentária ecológica implica ser capaz de prestar um serviço de maior qualidade aos seus pacientes: aqueles que também se preocupam com preservação do ambiente verão no compromisso da sua clínica um valor diferenciador e um motivo para a escolher.
Tecnologia e ambiente para uma clínica dentária ecológica
Um exemplo de como processos antigos, com alto impacto ambiental, podem ser substituídos por novos processos que preservam o ambiente, em aliança com as mais recentes inovações do mercado, é a firme aposta em automatizar as tarefas administrativas e digitalizar este tipo de procedimentos tanto quanto possível. A medicina dentária digital contribui, assim, em grande medida, para a sustentabilidade na medicina dentária. Não faz sentido gerar mais resíduos, acrescentando o papel impresso a uma lista já demasiado longa, se a mais recente tecnologia do mercado nos oferece a possibilidade de aceder ao historial do paciente e de lhe enviar os relatórios e dados pertinentes de forma totalmente digital.
Apostar numa sociedade sustentável é o único caminho ético, para que a medicina dentária sustentável seja, simplesmente, a medicina dentária do futuro. Na Dentaleader, o seu fornecedor líder de material odontológico, temos o prazer de percorrer consigo o caminho da mudança, fazendo o que melhor sabemos fazer: contribuir para levar a sua clínica dentária para o próximo nível. Juntos, vamos conseguir.