Benefícios do ioga para evitar as dores crónicas

ioga para evitar as dores crónicas

O exercício regular é essencial para manter a saúde física e mental, algo que se revela decisivo para os médicos dentistas, que passam longas horas em posições incómodas. Sabia que, por exemplo, se pode fazer ioga para evitar as dores crónicas?

Para os dentistas, que na sua prática diária realizam continuamente atividades repetitivas e lidam com situações de stress, o ioga pode ser uma ferramenta muito útil para evitar dores crónicas e melhorar a sua qualidade de vida. Neste artigo da Dentaleader, o seu fornecedor de material odontológico, falamos sobre alguns dos benefícios do ioga para os dentistas. Além disso, explicamos-lhe como a prática regular desta atividade pode ajudar a prevenir e aliviar a dor crónica e revelamos quais são as melhores asanas para o conseguir. Vamos lá!

Benefícios do ioga para evitar as dores crónicas

O que pode o ioga fazer por si?

O ioga para evitar as dores crónicas é uma realidade, mas não esqueçamos a sua aplicação também para o próprio bem-estar mental.

  • Fortalecimento muscular: O ioga envolve uma série de posições e movimentos que ajudam a fortalecer os músculos do corpo. Para os dentistas, isso pode ser particularmente benéfico, já que a realização de certos procedimentos dentários e a adoção de posições incómodas durante longos períodos de tempo pode debilitar os músculos e causar dor. Ao fortalecer os músculos através do ioga, os dentistas podem prevenir lesões e dores crónicas.
  • Melhoria da flexibilidade: A prática regular do ioga também pode melhorar a flexibilidade do corpo. Os dentistas costumam trabalhar em posições incómodas e limitadoras, o que pode causar rigidez e dor nas articulações. Visto que contribui para aumentar a mobilidade das articulações e melhorar a postura, podemos utilizar o ioga para evitar as dores crónicas no pescoço, nos ombros e nas costas.
  • Redução do stress: O ioga centra-se na respiração e na meditação, o que pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade. Os dentistas enfrentam situações stressantes todos os dias, o que constitui uma importante causa de dor crónica. Ao reduzir o stress, o ioga pode ajudar a prevenir e aliviar a dor crónica relacionada com a ansiedade constante.
  • Melhoria do equilíbrio emocional: A prática do ioga também pode contribuir para melhorar o equilíbrio emocional e a clareza mental. Os médicos dentistas precisam frequentemente de tomar decisões rápidas e precisas durante os procedimentos dentários, o que pode ser emocionalmente esgotante. O ioga pode ajudar a desenvolver aptidões de enfoque e concentração, melhorando o desempenho no trabalho e reduzindo a dor crónica.

Quatro posturas de ioga ideais para evitar as dores crónicas

Qualquer prática de ioga é indicada para o tratamento da dor crónica e dela derivam múltiplos benefícios, como acabamos de ver. No entanto, para o caso de precisar de inspiração, indicamos-lhe quatro posturas perfeitas para acabar com o desconforto e trabalhar de forma preventiva. Descubra como pode colocá-las em prática:

  • Tadasana (postura da montanha): em pé com os pés juntos e as mãos ao lado do corpo. Trata-se de uma postura básica em pé que ajuda a melhorar a posição, fortalecer os músculos das pernas e reduzir a tensão na coluna.
Tadasana postura da montanha
  • Adho Mukha Svanasana (postura do cão de cabeça para baixo): uma posição de «quatro patas» com as mãos e os pés afastados à largura dos ombros. É uma interessante postura de inversão que ajuda a alongar a coluna vertebral e os músculos das costas, reduzir a tensão nos ombros e fortalecer os músculos das pernas e dos braços.
Adho Mukha Svanasana postura do cão de cabeça para baixo
  • Balasana (postura da criança): esta postura implica estar ajoelhado e sentado sobre os calcanhares com os braços estendidos para a frente. Trata-se de uma postura de descanso que ajuda a relaxar a mente e reduzir o stress, além de alongar as costas e os músculos das ancas.
Balasana postura da criança
  • Virabhadrasana (postura do guerreiro): em pé com as pernas afastadas, uma perna para a frente e a outra para trás, com os braços estendidos ao lado do corpo. Postura de equilíbrio perfeita que ajuda a fortalecer as pernas e melhorar a posição, além de reduzir a tensão nos ombros e no pescoço.
Virabhadrasana postura do guerreiro
  • Paschimottanasana (postura da pinça sentada): esta postura implica sentar-se no chão com as pernas estendidas para a frente e tentar alcançar os pés com as mãos. Uma postura de alongamento que ajuda a alongar os músculos das costas, reduzir a tensão nos ombros e na coluna vertebral, e melhorar a posição de todo o corpo.
Paschimottanasana postura da pinça sentada

Agora já sabemos como, com uma prática regular, os dentistas podem usar o ioga para evitar as dores crónicas e melhorar a sua saúde física e mental. Uma prática ideal porque se adapta, como nenhuma outra, às necessidades específicas de cada corpo. Na Dentaleader, o seu fornecedor de material odontológico, gostamos de estar sempre atentos a todos os pormenores que podem contribuir para que desempenhe um trabalho de excelência na sua clínica dentária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *