De que modo o stress influencia a nossa saúde oral?

mulher-dentes-sorriso-stress-bruxismo

O stress constitui uma ameaça para a nossa saúde em geral e, ao mesmo tempo, também para a nossa saúde oral. Há muitas patologias orais desencadeadas diretamente por este estado prolongado de fadiga física e psicológica, que deriva em grande medida do ritmo de vida atual.

Como fator adaptativo, o stress prepara o organismo para uma resposta de alerta perante a deteção de um perigo. Porém, quando tal estado se torna crónico, o stress deixa-nos doentes: compromete a boa manutenção do sistema imunitário e favorece o aparecimento de todo o tipo de patologias. Entre estas, as doenças orais. Dado o nosso compromisso de cuidar do sorriso e de oferecer às clínicas dentárias o melhor material odontológico para um serviço diferenciado, na Dentaleader analisamos passo a passo quais são as doenças da cavidade oral a que somos mais suscetíveis devido à ansiedade.

Problemas bucodentários causados pelo stress

Os altos níveis de cortisol, associados ao stress crónico, provocam um grande número de problemas na cavidade oral, sendo inimigos, portanto, dos nossos dentes e gengivas. Relembramos as patologias mais comuns.

Aftas e lesões nas mucosas orais

As mucosas que formam o interior da cavidade oral ressentem-se com o aparecimento destas pequenas lesões esbranquiçadas que podem causar sangramento. Têm origem, normalmente, numa redução das defesas causada por episódios agudos de stress.

mulher-herpes-stress-saúde-oral

Xerostomia

A conhecida síndrome da boca seca afeta particularmente quem sofre de uma diminuição do fluxo salivar em resultado de um nervosismo prolongado. Não manter níveis adequados de humidade na boca torna-nos mais vulneráveis a consequências como a cárie, a halitose ou a inflamação gengival.

Doença periodontal

A ansiedade aumenta o desejo de consumir alimentos ricos em açúcares, que proporcionam uma sensação imediata de recompensa e ajudam a aliviar o stress. Mas isso tem uma consequência direta sobre a dentição. Um alto conteúdo de açúcar nos alimentos e bebidas favorece a formação de placa bacteriana, o que nos torna mais propensos a sofrer doenças dos dentes e das gengivas, como a gengivite e, em casos mais avançados, a periodontite e a peri-implantite, o que pode levar, inclusive, à perda dos dentes.

idoso-aparente-dor-dental

Bruxismo e distúrbios da ATM

Se há um hábito indubitavelmente relacionado com o stress é, sem dúvida, o cerrar e o ranger de dentes característicos do bruxismo. Embora seja uma ocorrência habitualmente comum durante a noite, também pode acontecer durante o dia em casos de stress agudo. O desgaste, a erosão dentária e os problemas articulares que esta prática nociva acarreta não se fazem esperar e, por isso, a nossa recomendação na Dentaleader é que recorra a uma férula de descarga para aliviar e tratar os sintomas desta patologia que, se não for tratada a tempo, pode causar graves consequências na sua saúde oral e nas articulações da mandíbula.

mulher-dentes-sorriso-stress-bruxismo

Perante qualquer sintoma de stress agudo que tenha de forma continuada ao longo do tempo, a nossa recomendação na Dentaleader é que procure a ajuda médica necessária, consultando o seu dentista de confiança, devido aos importantes efeitos que a ansiedade tem igualmente na boa manutenção da saúde oral.

Na Dentaleader continuamos a aplicar exigentes padrões de qualidade para selecionar cuidadosamente todo o material dentário que colocamos à disposição dos pacientes. Em questões de saúde oral, não arrisque e aposte em quem lhe oferece um cuidado integral com todas as garantias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *