O fio dentário: os seus tipos e a sua utilização correta

como usar fio dentario

como usar fio dentario

O fio dentário é um elemento indispensável em qualquer lar. Habitualmente, a higiene dentária está associada a uma atividade que começa e termina com a escovagem. No entanto, o uso do fio dentário é fortemente recomendado, pois existem muitos espaços interdentários e próximos das gengivas que não podem ser alcançados sem a utilização deste material.

Se ainda tem dúvidas sobre os tipos de fios dentários atualmente disponíveis no mercado ou sobre o método correto de os utilizar, continue a ler. Explicamos-lhe os pontos mais importantes deste meio complementar de higiene dentária.

Tipos de fios dentários

Ao contrário do que se possa pensar, existem muitas variedades de fios dentários. Dependendo das necessidades de cada pessoa, será mais adequado um ou outro tipo. Em seguida, explicamos quais são as características que os diferenciam:

  • Fio dentário de nylon ou multifilamento. O mais habitual. Trata-se de um fio de nylon composto por cerca de 35 filamentos trançados. É ideal para casos em que existe pouco espaço entre os dentes, embora tenda a desfiar-se facilmente.
  • Fio dentário de nylon com cera. Não tem grandes diferenças em relação ao anterior. A sua característica mais relevante é a presença de cera, pois esta ajuda o fio a deslizar melhor, o que facilita a utilização quando a separação dentária é muito reduzida.
  • Fio dentário de politetrafluoroetileno (PTFE). Este tipo de fio é produzido a partir de um polímero sintético conhecido como teflon, que se caracteriza pela sua elevada resistência. Ao contrário do fio de nylon, é monofilamento, o que o torna menos suscetível de se desfiar.
  • A fita dentária. É uma boa alternativa para dentições com grandes espaços interdentários. Isto porque é mais larga e plana que os fios dentários. Tal como o fio de nylon, está disponível com e sem cera.
  • Fios dentários com sabores. Adicionalmente, alguns tipos de fios dentários incluem uma versão mentolada, ideal para quem está pouco familiarizado com o fio dentário ou para combater o mau hálito.
  • Fio dentário Superfloss. Especialmente indicado para utilizadores de aparelhos ortodônticos. É composto por três partes: uma extremidade mais rígida para os brackets, uma parte esponjosa para a placa e a secção do fio dentário.

Técnicas para usar o fio dentário

Utilizar o fio dentário é um processo muito intuitivo. No entanto, é conveniente saber claramente qual é o seu modo de aplicação correto, para eliminar com eficácia todos os resíduos que não sejam removidos com a escova.

O primeiro passo para realizar uma boa limpeza é ter as mãos limpas. Depois de cumprida esta condição prévia, há uma série de métodos que podem contribuir para uma correta higiene oral.

A técnica clássica

A primeira coisa a fazer é cortar cerca de 45 centímetros de fio e enrolar a maior parte dele em volta dos dedos médios. Deve deixar-se apenas 3 centímetros livres entre os dois pontos de fixação. Será com este fragmento que se irá trabalhar, por isso é importante deslizar o fio, conforme se vá mudando de zona, quando este já estiver muito desgastado.

Como os dedos médios são usados para segurar o fio, podem ser utilizados os outros dedos para mover o fio. O mais adequado é usar os polegares para limpar os dentes superiores e os indicadores para os inferiores.

A técnica do laço

Neste método, bastará cortar 30 centímetros de fio dentário e juntar as suas extremidades. Mantendo o fio tenso, faz-se um nó a uma altura aproximada de quatro dedos. Desta forma, o fio pode ser utilizado sem ter de o enrolar, o que é um bom método para os utilizadores principiantes ou, simplesmente, para quem não quer sentir a pressão do fio nos dedos. Bastará esticar o fio com os dedos mínimos e usar o polegar de uma mão e o indicador da outra para controlar o movimento.

Uso do fio dentário passo a passo

Quando já se sabe manusear o fio, é muito fácil realizar a limpeza. Bastará proceder da seguinte forma:

  1. Introduzir o fio suavemente entre os dentes, movendo-o em ziguezague.
  2. Deslizar o fio para cima e para baixo para esfregar a superfície da peça dentária.
  3. Dobrar o fio em volta da base de cada dente até formar um “C”. Deve tentar que passe por baixo das gengivas, mas sem forçar para evitar possíveis sangramentos.
  4. Não se deve esquecer de limpar a parte posterior das peças dentárias.

Outros materiais para a sua saúde oral

Além dos fios dentários mencionados, existem outros tipos de fios e dispositivos auxiliares:

  • Passadores de fio dentário. Ideais para introduzir o fio em espaços de difícil acesso. Como o seu nome indica, o funcionamento consiste em enfiar o fio no dispositivo para ajudá-lo a passar pelos espaços que sejam complicados de alcançar. É especialmente indicado para pacientes com aparelhos ortodônticos, próteses e implantes.
  • Porta-fios dentários. Dispositivo automatizado adequado para facilitar a utilização do fio dentário. O seu objetivo principal é conseguir que uma atividade que pode ser incómoda se torne cómoda e simples.
  • Irrigadores orais. Trata-se de um aparelho destinado a lançar um jato de água sob pressão. Realmente útil para higienizar os espaços interproximais após a escovagem. Uso indicado para próteses fixas e implantes.
  • Escovas interproximais. São concebidas para a limpeza dos espaços interdentários de difícil acesso. Muito recomendáveis para aparelhos ortodônticos e implantes dentários.

 

Se desejar saber mais sobre fios dentário ou qualquer outro produto de higiene bucodentária, não hesite em entrar em contacto connosco. Teremos o maior prazer em prestar-lhe todas as informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *