Uma das grandes vantagens da medicina dentária é a sua capacidade de inovar e avançar incorporando conhecimentos de todas as disciplinas médicas. Neste sentido, uma das últimas descobertas que revolucionou o panorama da prática odontológica foi a integração da posturologia, uma técnica que tem muitos benefícios na clínica dentária para quem pretende oferecer um serviço de alta qualidade.
Na Dentaleader, dizemos-lhe tudo o que necessita de saber sobre esta disciplina e quais são as vantagens da sua aplicação na clínica dentária.
O que é a posturologia
A posturologia é uma disciplina que pertence ao campo das ciências da saúde. Dedicada a estudar tudo o que se relaciona com o sistema tónico postural, é a área responsável por observar o equilíbrio perfeito do corpo para nos mantermos na posição de pé e de forma regulada.
O corpo mantém-se de pé e em equilíbrio devido à ação dos diferentes captores sensoriais, isto é, os olhos, os pés, a boca, etc., mediante os quais percecionamos o ambiente e recolhemos informações que enviamos para o cérebro através do sistema nervoso central. Em função das informações recebidas, o cérebro adapta a postura e consegue manter o equilíbrio.
No entanto, existem numerosas alterações que podem perturbá-lo, e cada uma delas precisa de ser observada adequadamente e abordada com o tratamento oportuno. Caso contrário, aparecem as temidas síndromes posturais e o sistema fica desalinhado.
Consequências dos desajustes posturais
Se devemos evitar os desajustes posturais, é precisamente por causa dos seus efeitos sobre a nossa saúde sistémica. Qualquer alteração nos captadores de informações que produza um desequilíbrio no sistema corporal tem uma reação imediata: aparecem dores musculares e articulares, enxaquecas, lombalgias, cefaleias, vertigens, vómitos, tonturas, défices de atenção e até alterações respiratórias… Quer dizer, todo o nosso organismo é afetado e ressente-se.
Benefícios da posturologia
A posturologia representa um grande avanço no tratamento destas doenças, pois tem a capacidade de chegar à origem de cada patologia.
Uma vez identificada a causa do desajuste na via de entrada que está a ser afetada, a área dolorosa é abordada de maneira verdadeiramente eficaz e com efeitos a longo prazo.
Como se relaciona a posturologia com a prática dentária
O que acontece no organismo afeta a saúde oral e vice-versa. A boca é, precisamente, um dos captadores de informações através dos quais percecionamos o ambiente e enviamos informações para o cérebro.
Por isso, a posturologia e a medicina dentária são ciências que necessitam uma da outra. Todo o nosso organismo se encontra, a nível neurofisiológico, em estreita relação, pelo que qualquer eventual alteração causa um efeito borboleta a nível sistémico.
A má oclusão dentária, para dar um exemplo, é capaz de provocar dores agudas nas costas para as quais um tratamento fisioterapêutico comum não será suficiente, pois esta disciplina atua apenas sobre o sintoma e não procura a origem do problema, ao contrário da posturologia.
É evidente, portanto, por que motivo a aliança entre a medicina dentária e a posturologia é de grande interesse: somente reunindo os conhecimentos especializados de cada disciplina se consegue um verdadeiro enfoque transversal, com especialistas capazes de atuar sobre o captor sensorial que está a causar a anomalia detetada.
Esta ciência, de origem francesa e muito popular nos EUA e Canadá, chegou já a Portugal e oferece grandes possibilidades às clínicas dentárias que adotem uma abordagem multidisciplinar da medicina dentária e queiram oferecer um serviço de alta qualidade.