Dúvidas frequentes sobre implantes dentários dos pacientes e como esclarecê-las

implantologia-dental-dudas-resultas-hombre-sonriendo

imaplantologia-dental-dudas-resultas-dentistas-y-odontologos

A implantologia oral é uma das técnicas mais avançadas dos últimos anos. Não obstante, há muitas informações contraditórias e falsas crenças que levam alguns pacientes a ir ao consultório dentário com certa desconfiança e diversas dúvidas frequentes sobre implantes dentários.

Os profissionais de medicina dentária devem ser capazes de responder a qualquer pergunta que os pacientes façam e explicar as características deste procedimento da forma mais compreensível possível.

Por este motivo, elaborámos um guia sobre as dúvidas frequentes sobre implantes dentários que surgem diariamente nas consultas e sobre a forma de as esclarecer.

Dúvidas frequentes sobre implantes dentários

O que é um implante dentário?

Ao explicar em que consistem os implantes dentários, é necessário transmitir aos pacientes uma noção clara e simples de como a implantologia oral pode melhorar a estética e a funcionalidade da sua dentição. Para isso, usaremos palavras que lhes são familiares, juntamente com termos técnicos, como por exemplo: “Um implante é um parafuso de titânio que se insere no osso do maxilar e que funciona como uma raiz. Sobre o implante é colocada uma coroa que imita tanto a cor como a forma do dente natural. Graças aos implantes, a função da peça dentária perdida é recuperada.”

É possível colocar um implante em qualquer pessoa?

implantologia-dental-dudas-resultas-hombre-sonriendo

Nem todos os pacientes têm as condições adequadas para este tratamento. O melhor é informar o paciente da necessidade de realizar um estudo das suas características pessoais e avaliar a situação.

É melhor um implante dentário ou uma prótese?

Esta é uma das perguntas frequentes sobre implantes dentários. Muitos pacientes deixam-se influenciar pelos preços dos tratamentos e não pelos benefícios que lhes podem trazer. Deve ser prestada informação sobre as vantagens de cada tratamento e aconselhar a melhor opção após o estudo inicial.

Os implantes dentários são todos iguais?

Como especialistas neste tratamento, devemos explicar as diferentes alternativas relativamente aos implantes dentários, fazendo com que os pacientes tomem consciência de que os materiais de alta qualidade são a opção mais recomendável quanto a design, tratamento da superfície, base científica e estudos que os justificam.

O procedimento é doloroso?

imaplantologia-dental-dudas-resultas

O medo de sentir dor ou desconforto é um dos motivos pelos quais muitas pessoas adiam as suas idas ao dentista. Os receios que o paciente possa ter nunca devem ser menosprezados, mas sim encarados com a devida compreensão. Se a clínica dispuser de sedação consciente, oferecer esta alternativa é uma boa opção para tranquilizar o paciente.

Quanto tempo dura a colocação do implante?

A duração da intervenção é uma das preocupações mais comuns. Devem ser indicados intervalos de tempo aproximados para não criar expectativas que, devido a qualquer contratempo, não sejam cumpridas no dia da intervenção.

Quem realiza este tratamento?

Trata-se de uma questão muito importante em relação à qual, como profissionais, devemos ser muito claros. Os implantes só podem ser colocados por médicos dentistas especializados em implantologia e cirurgia oral.

Por que motivo alguns implantes dentários são mais baratos que outros?

Os pacientes devem ser alertados para o facto de existirem promoções e campanhas publicitárias que podem suscitar certas dúvidas. A dedicação, o estudo personalizado, a experiência da equipa profissional, os meios utilizados e os materiais dos implantes são aspetos que influenciam o custo do tratamento.

Os implantes duram para toda a vida?

É muito importante dar informações sobre os hábitos e cuidados necessários para que os implantes durem o máximo tempo possível. O mais recomendável é fornecer um guia com orientações diárias sobre hábitos e conselhos para cuidar dos implantes.

Quanto tempo dura o tratamento completo?

imaplantologia-dental-dudas-resultas-comienzo-tratamiento-paciente-apreton-manos

O paciente deve conhecer os prazos estimados para o procedimento na sua totalidade, desde a fase de integração até à colocação da prótese definitiva. O mais aconselhável é estabelecer um calendário de consultas e informá-lo sobre todos os passos do tratamento.

Como aconselhar o paciente sobre o tratamento de implantologia?

  1. Perguntar diretamente ao paciente se tem alguma dúvida sobre o tratamento e mostrar abertura para lhe prestar qualquer informação.
  2. Ter uma atitude de proximidade e empatia em todos os momentos.
  3. Proporcionar exemplos visuais para que o paciente compreenda melhor o procedimento.
  4. Dar-lhe a possibilidade de contactar a clínica por telefone, se quiser esclarecer mais alguma dúvida sobre o tratamento.

Uma boa comunicação é sempre a arma mais eficaz para resolver todas as dúvidas frequentes sobre implantes dentários e mostrar proximidade relativamente aos pacientes.
Para estabelecer uma relação de confiança, deve ser dada especial atenção à primeira consulta de forma a criar essa relação desde o início.
Consulte o seguinte artigo se quiser mais sugestões para fazer que os pacientes se sintam confortáveis no consultório dentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *