Gerodontologia: as técnicas mais inovadoras para recuperar o seu sorriso

gerodontologia-señor-tercera-edad-dentista

gerodontologia-señor-tercera-edad-dentista

A gerodontologia é o ramo da odontologia que lida com as necessidades especiais das pessoas da terceira idade. Os especialistas nesta área proporcionam soluções eficazes para manter a dentição em perfeitas condições.

A perda dentária é um dos problemas que estas pessoas têm de enfrentar. Segundo algumas investigações, apenas 17% da população com mais de 65 anos mantém os seus próprios dentes. O resto destes indivíduos não conserva a dentição natural e usa, geralmente, o que conhecemos como “dentadura postiça”.

Perante esta realidade, muitos pacientes chegam ao consultório dentário com o objetivo de encontrar tratamentos que os ajudem a reaver a sua qualidade de vida, tentando não só recuperar a aparência estética, mas também a capacidade de realizar adequadamente ações quotidianos, como mastigar ou comunicar de forma correta.

Nos últimos anos, tem havido grandes mudanças na gerodontologia, com o desenvolvimento de numerosos avanços médicos e programas informáticos que permitem, entre muitas outras coisas, desenhar sorrisos à medida.

Por este motivo, no presente artigo queremos referir quais são as técnicas mais inovadoras para recuperar a confiança no sorriso e também as peças dentárias que foram perdidas ao longo do tempo.

Próteses fixas e removíveis

A queda dos dentes é um dos problemas mais habituais dos pacientes idosos que chegam a uma clínica dentária. Como mencionámos anteriormente, nesta idade, podem acentuar-se alguns efeitos secundários além da estética, como a perda de força do aparelho mastigatório, dores nas articulações e, inclusive, cefaleias. Neste sentido, as próteses dentárias são uma grande ajuda para recuperar a funcionalidade e a aparência do sorriso.

gerodontologia-señor-tercera-edad-sonriendo

Próteses fixas

Conhecidas popularmente como pontes, são uma ótima opção para as pessoas da terceira idade. Graças à fixação e à segurança que oferecem, é fácil repor os dentes perdidos, especialmente os molares.

Além disso, os mais recentes avanços científicos e tecnológicos em próteses permitem este tratamento mediante técnicas cirúrgicas pouco invasivas e que repõem os dentes ausentes através de implantes osteointegrados, com materiais inovadores, estéticos, fiáveis e biocompatíveis.

Esta técnica é uma grande novidade que oferece ao paciente maior segurança ao mastigar, rir ou falar e, além disso, não existe o risco de desprendimento ou a sensação de afrouxamento da prótese.

Próteses removíveis

Habitualmente chamadas dentaduras postiças, oferecem maior conforto ao paciente, graças à possibilidade de as retirar para as limpar mais facilmente. Embora até agora pudessem causar algum desconforto devido a reações alérgicas ou a perda óssea, os novos avanços neste tratamento oferecem maior aderência, materiais hipoalergénicos e maior flexibilidade.

[thb_button caption=”Descubra nosso catálogo de próteses” link=”https://dentaleader.com/proteses-57.html” icon=”undefined” size=”medium” animation=”animation fade-in” target_blank=”true” /]

Implantologia oral

Com o passar do tempo, as pessoas idosas estão cada vez mais dispostas a realizar tratamentos de implantologia oral, que evitam problemas como alterações fisiológicas da mandíbula, reabsorção óssea ou ausência de dentes.

gerodontologia-señora-asomada-ventana

Neste sentido, os implantes dentários estão a ter uma grande aceitação devido à sua osteointegração, especialmente os de carga imediata e os de diâmetro reduzido.

Os implantes de carga imediata permitem a sua colocação num só dia e sem necessidade de enxertos ósseos. Por isso, constituem um tratamento ideal para pacientes com pouco osso maxilar, como é o caso dos idosos, pois corrigem quase 100% dos maxilares atróficos.

Por outro lado, os implantes de diâmetro reduzido são a melhor inovação para pacientes com disponibilidade óssea muito diminuída nos incisivos superiores e inferiores. São ideais para estabilizar, a longo prazo, as próteses removíveis em pessoas idosas, consistindo num tratamento minimamente invasivo.

[thb_button caption=”Descubra nosso catálogo de implantologia” link=”https://dentaleader.com/cirurgia-e-implantologia.html?utm_source=dentaleader.com&utm_medium=blog&utm_content=Gerodontologia&utm_campaign=Cmkt” icon=”undefined” size=”medium” animation=”animation fade-in” target_blank=”true” /]

Facetas dentárias

No que diz respeito a inovação, não devemos somente prestar atenção à falta de dentes, mas também a outros problemas orais, como as manchas nos dentes ou o desgaste do esmalte dentário.

No campo da estética dentária, existem novos avanços que podem ser de interesse para as pessoas da terceira idade, como facetas ou coroas de zircónio ou cerâmica sem metal. No entanto, a verdadeira revolução neste âmbito é devida aos materiais odontológicos adesivos, como as facetas feldespáticas, que permitem mudar a forma, o tamanho e a cor dos dentes numa única sessão, oferecendo uma aparência muito natural.

Desenho de sorrisos

Trata-se de um protocolo clínico moderno no qual se tenta desenhar o sorriso perfeito, planificando a estética do caso e permitindo que o paciente veja o resultado antes de começar o tratamento. Este avanço significou uma grande mudança na medicina dentária, sendo muito útil para resolver dúvidas ou necessidades específicas do paciente.

Esta ferramenta, que melhora a comunicação entre o médico e o paciente, é geralmente utilizada para alcançar a máxima precisão em tratamentos como o branqueamento dentário ou a colocação de facetas dentárias.

Em suma, os mais recentes avanços médicos permitiram que a gerodontologia evoluísse com mais rapidez e precisão, melhorando a vida de milhões de pessoas idosas com tratamentos minimamente invasivos e com excelentes resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *