Tem a sala de espera vazia e só consegue primeiras consultas? Então é provável que esteja a cometer algum erro do qual não está consciente.
O êxito de um bom profissional de odontologia não depende apenas dos seus conhecimentos e aptidões, mas também do cumprimento de uma série de diretrizes que levem a manter uma boa estratégia de trabalho. E é aqui que muitos diretores de clínica cometem diversos erros que os impedem de aumentar o número de pacientes e melhorar a sua relação com estes. Vamos indicar quais são alguns destes erros mais comuns.
1. Mau atendimento ao paciente
O atendimento prestado aos seus pacientes influenciará decisivamente a opinião sobre sua clínica e as possibilidades de fidelização. É preciso ter em conta que, ao submeter-se a um tratamento dentário, o paciente está num estado de incerteza e nervosismo, face ao qual o médico dentista desempenha um papel fundamental. É importante que o profissional saiba esclarecer todas as dúvidas sobre o diagnóstico e o tratamento a seguir e atenda o paciente da forma mais personalizada e humana possível.
A boa comunicação entre a clínica e o paciente deve começar a partir do primeiro momento em que este último estabelece um contacto para solicitar informações ou marcar uma consulta e tem de ser constante em qualquer uma das fases do processo. Um atendimento excelente é um dos valores que mais diferenciarão a sua clínica da concorrência.
2. Um espaço descuidado
Há profissionais do sector que herdaram uma clínica ou que compraram uma clínica já aberta há anos e que cometem o erro de não a reformar e/ou de manter as mesmas instalações e equipamentos odontológicos.
Tanto o design da clínica como o cheiro, o vestuário da equipa ou a decoração, são aspectos que geram no paciente uma série de sensações que fazem parte da sua experiência e da memória que terá posteriormente.
Por isso, é preciso cuidar de todos os elementos que compõem o espaço da clínica. Este deve ser acolhedor, luminoso, dispor de instalações modernas e tecnologias de vanguarda. Qualquer detalhe no sentido de gerar confiança no paciente e fazer que se senta confortável e relaxado é importante.
3. Falta de liderança
O modelo da clínica dentária atual constitui um negócio cheio de complexidades. Há muitas áreas que precisam de atenção num centro de odontologia e todas exigem elevada dedicação e capacidade de liderança. O líder deve transmitir aos trabalhadores os valores e os objetivos que devem ser alcançados.
Não ter um bom líder na equipa pode fazer com que esta perca a motivação para desempenhar as suas funções adequadamente e causar problemas entre os diferentes profissionais que trabalham na clínica.
4. Não ter uma oferta de serviços estabelecida
Os seus pacientes devem saber em todos os momentos quais são as vantagens de ir à sua clínica dentária, que tratamentos se destacam, que resultados terão e que princípios que o diferenciam de outros profissionais. Depois de definir qual será a sua oferta de serviços e a estratégia que seguirá para a tornar conhecida, verá que aumenta o número de pacientes que entram em contacto consigo.
5. Uma imagem corporativa negligenciada
Ter uma imagem de marca forte e definida é um dos fatores mais importantes em que todas as clínicas devem apostar se quiserem ver o número de pacientes crescer. Uma imagem de marca atrativa denota êxito e transmite uma sensação de estrutura bem organizada, séria e profissional.
Um primeiro passo é ter um bom nome e desenhar um logótipo adequado. Este será o principal elemento que causará a primeira impressão da marca e que aparecerá em qualquer ação de comunicação relacionada com a clínica. Mas, não só o logótipo faz parte da imagem corporativa, que é completada por todos os elementos visuais que são capazes de a identificar, como a tipografia, as cores, os artigos de papelaria (cartões de visita, de pacientes, fichas de historial clínico…), material promocional ou uma página web, entre outros.
Todo este material deve refletir o caráter da sua clínica dentária e o conceito que pretende que fique gravado na mente dos seus pacientes.
6. Não realizar ações de marketing digital
Para que as ações referidas acima tenham o efeito desejado, é necessário mostrá-las aos pacientes, tanto atuais como potenciais.
Por isso, investir na criação de uma boa estratégia de marketing digital é uma das melhores decisões que o diretor de uma clínica dentária pode tomar, pois assim promoverá uma melhor experiência do paciente e o aumento de primeiras consultas.
O marketing digital oferece os meios para que a sua clínica se torne mais conhecida, alcance um maior número de pessoas e fidelize os pacientes que já trata.
Para obter resultados, é necessário avaliar diferentes aspetos e elaborar um plano de ação que possa ser implementado nos prazos e com os meios adequados, assim como considerar alguns elementos-chave que não podem faltar: um website atrativo, um blog corporativo, e-mail marketing, redes sociais ativas e investimento em SEO e SEM.
Siga as nossas recomendações e dê um forte impulso à sua clínica!