A sedação consciente na odontología é uma técnica que proporciona o relaxamento do paciente e permite que os tratamentos sejam realizados de forma mais cómoda e eficaz. É indicada para pessoas com medo do dentista ou que sentem um alto nível de stress quando precisam de ir a uma consulta odontológica.
Neste tipo de sedação, como o próprio nome indica, o paciente permanece consciente durante o tratamento. Graças a esta técnica, a sua sensação na cadeira dentária será de bem-estar e tranquilidade.
Vantagens da sedação consciente com óxido nitroso
O medo do dentista é uma das principais barreiras quando se tem de ir a uma consulta odontológica. Esta fobia afeta negativamente a saúde bucodentária, porque o paciente, tendo medo, não vai ao médico dentista e patologias orais podem surgir ou piorar.
Para as pessoas que sofrem de odontofobia, uma simples limpeza ou revisão dentária envolve um alto nível de stress e ansiedade, pelo que tendem a protelar as consultas durante muito tempo. Este adiamento é uma das principais causas do aparecimento de doenças como cárie ou periodontite.
A sedação consciente permite que o paciente alcance um estado de relaxamento e tranquilidade, mas também tem outras vantagens:
- Diminuição da ansiedade do paciente.
- Maior segurança no consultório.
- Maior facilidade na realização de tratamentos numa única sessão.
- Melhor recuperação e pós-operatório.
Todas as clínicas dentárias podem usar óxido nitroso?
A técnica de anestesia com óxido nitroso exige recursos técnicos e humanos que não estão ao alcance de todas as clínicas dentárias. No entanto, pode encontrar no nosso catálogo o equipamento necessário para realizar a sedação consciente no seu consultório.
Além dos aparelhos adequados, a clínica deve ter uma sala de cirurgia preparada e com um ambiente que facilite o relaxamento e o bem-estar.
É necessário que a aplicação da sedação consciente seja sempre supervisionada por um médico anestesiologista ou dentista com formação nesta área. Este médico tem como função controlar os sinais vitais do paciente e determinar o tipo e a quantidade de anestesia que lhe é administrada.
Além destes aspetos, alguns procedimentos devem ser efetuados antes de um tratamento com sedação consciente. Em primeiro lugar, o médico dentista deve conhecer o estado geral de saúde do paciente. Além disso, devem ser realizados um teste de coagulação e um eletrocardiograma, tendo em vista utilizar a técnica de sedação mais adequada às características do paciente.
Existem mais tipos de sedação em odontologia?
Efetivamente, além da sedação consciente, existem outras técnicas para alcançar o bem-estar e o relaxamento do paciente no consultório dentário. Referimos resumidamente algumas das mais utilizadas:
- Sedação intravenosa: são administrados tranquilizantes por via endovenosa, que relaxam o sistema nervoso central e, portanto, o paciente.
- Sedação profunda: com esta técnica, o paciente é posto num estado controlado de depressão da consciência. É menos segura que a sedação consciente, pois afeta os reflexos vitais.
- Sedação mínima: é utilizada para tratamentos menos invasivos. O paciente responde de forma normal aos estímulos e está consciente em todos os momentos.
- Sedação combinada: fármacos sedativas são administradas pelas vias enteral e inalatória.
Sintomas de anestesia com óxido nitroso em odontologia?
A utilização desta técnica nos consultórios dentários está cada vez mais difundida. No entanto, continua a suscitar muitas dúvidas quanto aos seus sintomas. Depois de um tratamento com recurso a sedação consciente, o paciente precisará de algumas horas para recuperar e voltar completamente a um estado normal.
Os sintomas mais comuns incluem diminuição dos reflexos e sonolência. O paciente deve ir à consulta acompanhado de um adulto, que possa ajudá-lo durante cerca de quatro ou seis horas após o tratamento, altura em que o efeito da sedação terá desaparecido por completo.
Que fármacos são utilizados na sedação consciente na odontologia?
Para o paciente alcançar um estado de relaxamento e bem-estar total, pode utilizar-se um único medicamento ou uma combinação de medicamentos. São usados diversos fármacos, dependendo da duração do tratamento, das características do paciente e do seu nível de stress.
No caso da sedação consciente, é geralmente utilizado triazolam, uma benzodiazepina cujo efeito principia 15 minutos após a administração, com um pico de eficácia passados 60 minutos. Este fármaco causa a chamada amnésia anterógrada, que faz com que o paciente não se lembre do que aconteceu antes da intervenção.
Outros medicamentos utilizados nesta técnica no consultório dentário são lorazepam, diazepam ou midazolam, assim como o propofol, o anestésico de administração intravenosa atualmente mais utilizado.