Como sabe, a prática da medicina dentária exige algumas posturas forçadas muito pouco saudáveis que, repetidas durante o dia e ao longo do tempo, acabam por originar problemas musculares, dor e outras perturbações. Para evitar o seu aparecimento, é recomendável executar alongamentos recomendados para odontologistas que corrijam más posturas e aliviem a dor.
Propomos-lhe uma série de alongamentos para odontologistas que pode fazer em poucos minutos durante os intervalos entre o atendimento dos pacientes no seu próprio local de trabalho ou no final do dia. Notará um alívio imediato e uma sensação de descontração libertadora. Ao mesmo tempo, estará a contribuir para que os pequenos incómodos causados por essas posturas forçadas não se agravem, evitando que resultem em dores e problemas de saúde mais preocupantes.
Alongamentos para odontologistas praticarem sentados
Sente-se numa cadeira com encosto e sem rodas, com as costas direitas e as pernas juntas e em ângulo reto, e os pés totalmente apoiados no chão.
- Para uma condição saudável da zona cervical, coloque as mãos na parte de trás da cabeça, acima da nuca, como se estivesse a segurá-la. Ajudando com as mãos, puxe a cabeça para a frente e para baixo num movimento suave até sentir a tensão na nuca. Mantenha essa postura por 12 segundos. Repita este exercício 6 vezes, respirando profundamente entre uma e outra vez.
- Sentado na mesma posição inicial, vire a cabeça suavemente para o lado esquerdo, fazendo o queixo apontar para o ombro. Com a mão direita, segure a parte oposta da cabeça e ajude com essa mão a flectir a cabeça para baixo até sentir o alongamento na parte esquerda do pescoço. Mantenha essa postura por 6 segundos. Repita este movimento mais duas vezes. Em seguida, proceda de igual modo, mas desta vez trabalhando a parte oposta do corpo até completar a posição três vezes. Respire profundamente.
- Sentado na posição inicial, mas com os ombros para baixo, mova ambos ao mesmo tempo simulando que desenha círculos com eles no ar, com movimentos lentos, sem brusquidão. Depois de simular que desenha 10 círculos no ar, repita o exercício, mas desta vez rodando no sentido oposto até completar mais 10 movimentos. Isto ajudará a relaxar e distender os ombros, evitando uma sobrecarga excessiva. É um exercício que pode repetir várias vezes ao longo do dia. Mesmo à parte da série de alongamentos diários, quando tenha alguns minutos entre o atendimento de pacientes ou no intervalo do meio-dia.
- Na mesma posição inicial, coloque o tornozelo esquerdo no joelho direito. Agora incline o tronco suavemente para frente ao mesmo tempo que empurra o joelho esquerdo para baixo. Mantenha a postura por 10 segundos. Repita esta posição mais duas vezes. Respire profundamente. Em seguida, execute esta posição 3 vezes para trabalhar o lado oposto do corpo. É um bom exercício para aliviar a pélvis e a zona lombar.
- Estenda o braço esquerdo num ângulo reto em relação ao tronco, esticando também a mão até que as pontas dos dedos estejam na mesma posição e altura do braço. Ajude com a outra mão para mover os dedos para baixo e para trás. Deixe a palma da mão paralela ao tronco por 10 segundos. Repita a operação mais 3 vezes com este braço. Respire profundamente. Realize a mesma operação com o braço e a mão opostos. Estes alongamentos para odontologistas ajudarão especialmente a cuidar das mãos e dos pulsos. Evitará problemas que podem levar a tendinites e que muitas vezes surgem devido a longas horas de manuseamento dos instrumentos dentários.
Alongamentos para odontologistas praticarem em pé
Ponha-se de pé num lugar onde possa fazer alongamentos adequadamente sem bater em paredes ou mobiliário.
- Para alongar da zona dorsal, entrelace os dedos de ambas as mãos e estique os braços para a frente, com as mãos a apontar para fora, tanto quando puder, mas sem forçar o corpo. Chegado a esse ponto, relaxe as costas e baixe os ombros até à sua posição natural. Mantenha a posição durante 6 segundos. Repita estes alongamentos mais 3 vezes.
- Em pé com as costas direitas e as pernas ligeiramente afastadas, coloque a mão direita na zona lombar de modo que as costas da mão toquem nas costas sem chegarem a tocar na coluna vertebral. Com a mão esquerda, segure o cotovelo e leve-o suavemente para a frente, baixando o ombro até à sua posição natural. Relaxe as costas. Mantenha a posição durante 10 segundos. Repita este exercício mais uma vez com este braço e mais duas com o braço oposto. Notará que estes alongamentos relaxam os seus ombros.
- Coloque a palma da mão, esticada, sobre uma parede com o braço também esticado e perpendicular ao tronco. Sem variar a altura dos ombros, rode o tronco em sentido contrário. Sentirá tensão no ombro e no braço, bem como no peito. Não force demasiado, para que a tensão não se torne dor. Volte à posição inicial e repita o exercício duas vezes. Respire profundamente e realize o exercício 3 vezes com o outro braço.
- Ponha-se em pé com o corpo direito e os pés e as pernas separados, afastado da parede ou do mobiliário. Coloque as mãos nas costas com as pontas dos dedos a apontar para a coluna vertebral. Mantendo esta posição e sem flectir os joelhos, incline o tronco para trás o máximo que puder, mas sem forçar. Volte à posição inicial. Mantenha a postura durante dois segundos e volte a inclinar o tronco para trás. Repita a postura 10 vezes.
Realize estes alongamentos específicos para odontologistas todos os dias após o horário de trabalho ou entre o atendimento dos pacientes. Demorará poucos minutos, mas será uma grande ajuda. Cada tipo de alongamento trabalha uma zona determinada do corpo. Por este motivo, convém que no final do dia tenha completado todos eles. Cuide da sua saúde para que possa continuar a cuidar da saúde dos seus pacientes.
[thb_button caption=”Descarregar infográfico: alongamentos para odontólogos” link=”https://dentablog.com/wp-content/uploads/2018/06/Estiramientos-DL.pdf” icon=”undefined” size=”medium” animation=”” target_blank=”true” /]