A procura de tratamentos estéticos e cosméticos está constantemente a aumentar, e nesse âmbito as clínicas dentárias não são exceção. De facto, existe uma procura real de tratamentos de branqueamento e estéticos nas clínicas dentárias para conseguir sorrisos perfeitos. Segundo dados recentemente publicados, 85% dos pacientes querem ter os dentes mais brancos; e de acordo com a American Academy of Cosmetic Dentristry, “96% das pessoas gostariam de ter um sorriso melhor, pois consideram que isso é determinante para alcançar sucesso socialmente”.
Cada vez mais pacientes nos pedem que melhoremos o seu sorriso, e por isso a indústria trabalha para oferecer novas soluções que se adaptem às novas solicitações.
O objetivo do mercado é obter tratamentos que se adaptem melhor às novas regulamentações e, em simultâneo, cumpram os requisitos dos pacientes, tornando esses tratamentos cada vez menos invasivos e simplificando ainda mais os protocolos.
Higiene dentária e branqueamento: um binómio perfeito
Já se perguntaram quantos pacientes chegam à vossa clínica para fazer uma limpeza e quantos deles gostariam de ter os dentes mais brancos?
As tartarectomias são os tratamentos mais procurados nas clínicas dentárias. É muito habitual que os pacientes nos perguntem, durante esses tratamentos, se é possível melhorar o tom dos dentes, para que o seu sorriso seja mais brilhante e luminoso.
É nesse momento que devemos conversar com o paciente para lhe apresentar os diferentes tipos de tratamento existentes, e escolher juntos o mais adequado às suas necessidades, tendo em conta os efeitos desejados e o tempo que o paciente está disposto a dedicar ao tratamento.
Perante um paciente interessado no branqueamento, mas com algumas dúvidas, uma boa alternativa é um tratamento com Blancone Click depois da higiene dentária, já que, devido às suas características, é uma opção segura e eficaz para que o paciente consiga uma maior luminosidade dos seus dentes. Sabe porque?
- Pode ser feito logo depois da sessão de higiene em apenas 10 minutos (mesmo no caso de um leve sangramento das gengivas).
- Não é necessário aplicar proteção gengival.
- Rápido e fácil de utilizar.
- Resultado imediato a um custo acessível.
- O paciente não experimenta sensibilidade durante ou depois da intervenção.
- Cumpre a diretiva europeia sobre a concentração máxima autorizada (16% CP = 5,6% HP).
- Graças à baixa concentração de peróxido utilizado, assim como aos curtos tempos de contacto com os dentes, é um tratamento delicado que de forma alguma agredirá o esmalte e não causará hipersensibilidade.
BlancOne Click é muito bem aceite pelos pacientes e ajuda a que experimentem o tratamento de branqueamento. Segundo estudos de mercado publicados, 3 em cada 5 pacientes que experimentaram o tratamento Click da BlancOne voltam a usar Click no processo de higiene seguinte ou realizam depois um tratamento intensivo.
Além da opção higiene + branqueamento, deverá ser explicado aos pacientes que podem obter uma melhoria ainda maior e, sobretudo, mais duradoura do brilho dos seus dentes.
Devemos apresentar os planos de tratamento completo na clínica ou em casa. Os dois tratamentos (na clínica ou ambulatório) podem ser utilizados independentemente um do outro. No entanto, é aconselhável utilizar um tratamento na clínica em combinação com o tratamento em casa, para conseguir resultados ainda mais duradouros.
7 truques para aumentar os tratamentos de branqueamento na clínica
1. Oferecer uma técnica/tratamento personalizado
Adaptado às necessidades próprias do paciente, consoante a sua disponibilidade para ir ao consultório para realizar mais ou menos sessões, a vontade de seguir um tratamento ou outro, o seu estilo de vida, etc.
2. Aproveitar algumas épocas especiais do ano
Se pretende oferecer um branqueamento relacionado com a higiene dentária, não há sazonalidade, pois oferecemos esse tipo de serviço durante todo o ano.
De qualquer forma, há determinadas épocas do ano em que os tratamentos de branqueamento são mais procurados. Com a chegada do bom tempo, inicia-se um período em que ocorrem inúmeros eventos sociais (festas, batizados, viagens, reuniões familiares, casamentos). Começam, assim, alguns meses propícios para rever o nosso portefólio de pacientes, propor-lhes um tratamento de branqueamento e lembrá-los dos benefícios de ter um sorriso saudável e brilhante.
Promover este tipo de tratamentos em pacientes que façam anos, realizar sorteios entre pacientes interessados, oferecer um 2×1 em “branqueamento para noivos”. Aqui o único limite é a imaginação.
3. Selecionar bem os pacientes
Desde que sejam efetuados sob a supervisão de um médico dentista, com as técnicas e a oferta de produtos existentes hoje em dia, podem ser realizados tratamentos de branqueamento em toda a população – a partir dos 18 anos – independentemente do sexo ou da idade. De qualquer modo, é melhor concentrarmos os nossos esforços nos pacientes (homens ou mulheres) entre os 20 e 45 anos que desejam melhorar o seu sorriso.
4. Promova a sua clínica nas redes sociais
A via mais simples e rápida é promover os serviços de branqueamento através de redes sociais, especialmente o Facebook e o Instagram. É uma forma económica de dar a conhecer aos nossos futuros pacientes tanto os nossos serviços como as técnicas que usamos no consultório. Acima de tudo, devemos deixar bem claro que será sempre um serviço personalizado, visto que não há branqueamentos “em série”, pois as causas das descolorações variam de paciente para paciente.
A nossa recomendação é fornecer informações muito claras ao paciente, colocando especial ênfase nos benefícios e no profissionalismo que oferecemos.
Simplesmente fazer uma publicação no Facebook com o antes e o depois de um branqueamento será uma boa publicidade para futuros pacientes, que poderão avaliar que tipo de tratamentos oferecemos e o profissionalismo com que trabalhamos.
5. Integrar o branqueamento nos tratamentos habituais, especialmente se forem de estética
Os tratamentos de branqueamento trazem rentabilidade ao consultório. Os pacientes querem investir nestes tratamentos, porque fazem com que se sintam melhor consigo mesmos e, portanto, aumentam a sua qualidade de vida. Além disso, essa satisfação levará os pacientes a preocuparem-se muito mais com o seu sorriso, envidando mais esforços para manter esse brilho especial que foi conseguido.
Temos de saber como aconselhar os nossos pacientes e dar-lhes todas as indicações necessárias sobre o melhor tratamento para cada caso. E, para isso, é preciso estar sempre atualizado, tanto em relação às técnicas como aos novos produtos que surgem no mercado.
É conveniente incluir nos questionários das primeiras visitas uma pergunta simples, mas que pode ser muito útil no futuro. “Está interessado em ter os dentes mais brilhantes e mais brancos?” Ficaremos surpreendidos ao ver a percentagem dos nossos pacientes que respondem afirmativamente.
Também quando vamos realizar restaurações, facetas ou coroas, é conveniente explicar ao paciente que, se estava a pensar em branquear os dentes, agora é o melhor momento, para que essas intervenções restauradoras possam ser realizadas com a nova cor.
6. Formar o pessoal
Na verdade, a formação e a informação de todos os membros da equipa da clínica deveriam ser a primeira estratégia de marketing a implementar.
Todo o pessoal da clínica dentária deve estar envolvido na recomendação dos tratamentos de branqueamento, mas há realmente uma figura-chave nesse processo: o higienista. Isto porque, ao realizar as tartarectomias, é o profissional de saúde que pode mostrar ao paciente que, além da limpeza, poderia conseguir um sorriso mais branco e luminoso com um tratamento de branqueamento. Deve ter as ferramentas suficientes para poder mostrar-lhe exemplos de como poderia melhorar o seu tom e informá-lo sobre todos os tratamentos possíveis. Sem dúvida, o higienista é um elemento-chave na deteção de potenciais pacientes.
De qualquer forma, é necessário ter uma pessoa da equipa como “especialista em branqueamento”. Essa pessoa pode assegurar todas as consultas de branqueamento, economizando assim tempo na clínica. O médico dentista, depois do exame e diagnóstico, poderá encaminhar o paciente para o especialista para analisar as diferentes opções disponíveis.
7. Dispor de material de marketing na clínica
Use material de marketing educativo. Aproveite o ecrã na sala de espera para promover ofertas e tratamentos. Crie um álbum com imagens de antes e depois dos tratamentos para partilhar nas redes sociais. Tenha ferramentas de simulação por computador que permitam ao paciente avaliar o resultado do seu tratamento.
Muitas vezes, o preço não é a maior barreira para a realização dos tratamentos de branqueamento. Em primeiro lugar, é preciso entender bem o que o paciente deseja e aconselhá-lo convenientemente sobre o tratamento mais adequado às suas necessidades e expectativas.