Tratamento da retração gengival

amostra-boca-dentes-pessoa

O trabalho do médico dentista, sempre em busca do cuidado integral do sorriso, passa não só por garantir dentes saudáveis, mas também gengivas saudáveis. A doença gengival e a sua possível sintomatologia são, provavelmente, pouco conhecidas do público em geral, apesar das suas altas taxas de incidência. E embora a atenção e o destaque sejam geralmente dados às infeções, como as cáries, que afetam o tecido dentário, a verdade é que os cuidados de saúde oral não seriam completos sem considerar as necessidades próprias das gengivas, como o tratamento da retração gengival.

Por isso, na Dentaleader, elaborámos um guia completo sobre o modo como proceder face a esta patologia, uma doença muito comum que consiste na recessão da gengiva, podendo causar graves problemas bucodentários.

Tipos de retração gengival

A verdade é que nem todos os tipos de recessão gengival são iguais. Dependendo da sua gravidade, podemos estabelecer uma divisão em quatro tipologias. A primeira fase da retração gengival é caracterizada pela recessão dos tecidos marginais que ainda não alcança a linha mucogengival.

paciente-exame-dentário-retração

No entanto, quando a sua evolução continua, a retração dos tecidos marginais pode atingir essa linha, embora na fase dois ainda não haja perda de inserção periodontal.

Na fase três já se verifica essa perda, de osso ou tecidos moles, na área interdentária. Por fim, no estádio mais grave, já se percebe uma grande ausência de osso ou tecido mole e nota-se mau posicionamento dentário em diferentes graus.

Diagnóstico e tratamento da retração gengival

O diagnóstico da retração gengival pelo médico dentista é feito mediante a observação dos tecidos moles. À comprovação dos sintomas típicos de retraimento das gengivas, junta-se a verificação da presença de sensibilidade dentária, outro dos sintomas mais comuns no caso de existir recessão gengival.

Uma escovagem excessivamente agressiva, a proliferação de doenças periodontais, como a piorreia, o mau posicionamento dentário, a ação nociva do tabaco e a acumulação de placa bacteriana são os principais fatores de risco para o desenvolvimento deste problema. Por conseguinte, o papel do médico dentista em tais casos deve ser o de fornecer boas informações a esse respeito, tendo sempre em vista a prevenção.

escova-de-dentes-menina

Desaconselhar, por óbvios motivos de saúde, o consumo de tabaco, dar orientações específicas de higiene oral e escovagem, evitando que se realize de maneira traumática, são modos eficazes de combater o possível aparecimento deste problema e evitar proceder a um tratamento da retração gengival.

Na Dentaleader, consideramos de especial interesse realçar o caráter preventivo que tem o papel do médico dentista nestes casos, uma vez que a retração gengival é um problema irreversível sem uma intervenção médica direta. E o paciente deve saber que não há possibilidade de que o tecido danificado e retraído volte a crescer, por isso o esforço principal e de maior interesse deve ser o trabalho preventivo.

Tratamento da retração das gengivas

Numa primeira fase, o tratamento da retração gengival inclui a eliminação do fator desencadeante, seja o tártaro ou a escovagem excessivamente enérgica. As curetas e os instrumentos ultrassónicos são fundamentais para a eliminação profissional do tártaro e das bactérias alojadas na cavidade oral. Por sua vez, para que a escovagem seja adequada e não traumática, o dentista deve orientar o paciente quanto ao material técnico e aos instrumentos. As escovas elétricas com pressão regulada, ao contrário da pressão variável que se exerce na escovagem manual, podem ser muito úteis nestes casos.

instrumental-retração-gengival-curetas-tipos-pontas

Nos casos em que a retração gengival é aguda, e depois de eliminado o fator causal, é necessário proceder à cirurgia de enxerto para cobertura da gengiva. Desta forma, é possível devolver a estética ao sorriso.

A microcirurgia periodontal, que consiste em cobrir a gengiva utilizando tecidos moles do próprio paciente ou um biomaterial, conhecido como matriz dérmica acelular, é um método que apresenta excelentes resultados.

Para garantir a máxima eficácia na intervenção, materiais como fios e líquidos de retração gengival e géis bioadesivos são excelentes complementos no processo cirúrgico. Com o selo de qualidade da Dentaleader, garantimos-lhe a máxima eficácia em todos os seus tratamentos dentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *