Quando falamos de uma peça de mão dentária, referimo-nos, provavelmente, a um dos elementos mais utilizados na clínica dentária. Por isso, saber como comprar a peça de mão adequada para a utilização diária torna-se uma tarefa importante. Não sabe que requisitos deve cumprir ou que ferramentas existem atualmente no mercado? Na Dentaleader, tudo se torna muito fácil com este guia que preparámos para si.
Aspetos a ter em conta ao comprar uma peça de mão dentária
Veremos quais são as características técnicas desejáveis neste utensílio para que esteja em condições de proporcionar ao dentista os melhores desempenhos. Felizmente, o mercado avançou muito nesta área nos últimos anos, tendo aumentado a potência e a funcionalidade das peças de mão dentárias. Assim, indicamos quais são as características que confirmarão que está perante uma peça de última geração.
Selecione um modelo com propulsão elétrica
Atualmente existem dois sistemas: propulsão por ar (cuja velocidade máxima é de 25.000 rpm) e propulsão elétrica, de maior intensidade, com uma velocidade de até 40.000 rpm e com a possibilidade de oferecer uma velocidade constante. Porque está interessado em escolher uma ferramenta que tenha maior intensidade? Porque, sem dúvida, contribuirá para implementar os seus resultados. Por exemplo, durante a preparação, quando a broca entra em contacto com a prótese ou a estrutura dentária, uma peça de mão dentária com propulsão elétrica não reduzirá a velocidade do corte.
Escolha uma peça de mão dentária com boa iluminação
Exija sempre que seja excelente. Existem peças de mão dentárias sem luz, mas não as recomendamos. Ter uma peça que incorpore um sistema de iluminação LED implementará os resultados do trabalho odontológico.
Procure a simplicidade no que diz respeito à limpeza e manutenção
Queremos uma peça prática, que seja fácil de separar para a respetiva limpeza, por isso não estamos interessados em peças de mão dentárias pouco pragmáticas e que impliquem demasiadas complicações nesse âmbito. Isto porque a limpeza da peça de mão dentária é imprescindível!
Lembre-se de que, para cumprir os requisitos de higiene e as garantias sanitárias, todos os elementos das peças de mão, quer se trate de turbinas ou motores, devem ser devidamente esterilizados. Como é lógico, será muito mais fácil realizar essa tarefa se a desmontagem da ferramenta for pensada para esse efeito, pois é sabido que os dentistas não dispõem de muito tempo na clínica e devem procurar sempre os utensílios concebidos para facilitar o seu trabalho.
Não se esqueça de cuidar deste utensílio mediante um processo de esterilização cuidadoso, a uma temperatura máxima adequada que não danifique os materiais, para evitar, assim, reduzir a vida útil dos instrumentos.
Para a limpeza, na Dentaleader recomendamos a utilização de uma autoclave profissional classe B, que lhe oferece as melhores funcionalidades do mercado para esta tarefa.
Avalie o tipo de transmissão da peça de mão dentária
Apresentam dois tipos de transmissão: direta ou multiplicadora. Decida a mais apropriada em função da utilização e frequência previstas.
Pense no tipo de utilização que lhe vai dar
Tenciona utilizar esta ferramenta em cirurgias? Então, terá de selecionar o material com muito maior precisão. A nossa recomendação é que tenha uma peça de mão dentária exclusiva para esta área.
Já tem a sua peça de mão perfeita? Ótimo! Lembre-se de que, em questões de equipamentos, deve escolher sempre a maior qualidade para a sua clínica dentária: só assim poderá oferecer aos seus pacientes um serviço realmente pensado para fazer a diferença.