Conselhos para oferecer um serviço de odontopediatria de qualidade

odontopediatria

A odontopediatria é uma das áreas da medicina dentária que marca a diferença numa clínica dentária, visto que o facto de ter em conta as características particulares da saúde oral das crianças e de ser capaz de lhes oferecer um serviço adequado é algo que não se verifica em todos os centros dentários.

Na Dentaleader, o seu fornecedor de material dentário de referência, temos o gosto de contribuir para o progresso da sua clínica dentária, tornando possível que ofereça um serviço de alta qualidade. Por isso, queremos dar especial atenção à unidade de odontopediatria: como especializar-se nesta área, com que frequência deve ser verificada a saúde oral infantil e quais são as soluções para o fazer com a qualidade necessária.

Descubra na nossa página web material de odontopediatria para tornar a sua clínica mais agradável para os seus pacientes mais pequenos e verá que dentro de pouco tempo vão querer visitar o seu gabinete outra vez. 

Alguns dos tratamentos mais comuns em odontopediatria

Não apenas as revisões periódicas, mas igualmente os tratamentos específicos, sempre que é detetada uma anomalia oral, competem à odontopediatria. Referimos, em seguida, algumas das práticas mais comuns para cuidar da saúde oral infantil.

Infeções orais

Também na infância e na adolescência é comum o aparecimento de infeções orais como a cárie ou a gengivite. Além disso, hoje em dia pode encontrar produtos que não requerem anestesia ou indolores como por exemplo, o Pápacarie Duo.  

tratamentos mais comuns em odontopediatria

Os dentes dos mais jovens não são, em geral, tão resistentes como os dos adultos, especialmente quando se trata de dentição provisória. As camadas externas dos dentes decíduos têm um esmalte mais macio e poroso, sendo por isso mais suscetível de degradação causada pela proliferação de bactérias. Parte da tarefa do odontopediatra é ajudar a prevenir este tipo de patologias, indicando como deve ser a higiene oral na criança, sem dúvida a maior forma de prevenção de patologias bucodentárias, assim como tratar especificamente cada uma das infeções que sejam observadas na consulta. As obturações e as pulpectomias (endodentias realizadas nos dentes de leite) são alguns dos tratamentos mais comuns.

Dentes inclusos

Os dentes do siso ou terceiros molares são os dentes que mais habitualmente apresentam problemas deste tipo, embora não surjam, em geral, antes da adolescência.

De qualquer modo, na fase infantil, com a passagem da dentição provisória para a dentição permanente, é especialmente relevante prestar atenção ao modo de erupção dos dentes, assegurando-se de que é correto e intervindo no caso de serem detetados dentes inclusos (algo que sucede devido a uma alta densidade do tecido ósseo, a dentes de leite que não caem ou ao crescimento dentário num ângulo incorreto).

Ortodontia infantil

Na infância e na adolescência encontramos uma melhor resposta aos tratamentos ortodônticos, visto que o processo de crescimento maxilar ainda não está concluído. Por isso, esta etapa é adequada para que o odontopediatra trate, com alta taxa de sucesso, qualquer tipo de problema de mau posicionamento ou má oclusão no paciente infantil.

Ortodontia infantil

Odontopediatria: a revisão da saúde oral infantil

Iniciar os cuidados de saúde oral infantil é muito importante desde a erupção dos primeiros dentes de leite, algo que ocorre por volta dos 6 meses de idade, embora os exames orais completos e os tratamentos com flúor não comecem antes dos 3 anos.

Os cuidadores do bebé devem ter muito claro que o compromisso precoce com a saúde bucodentária da criança é uma garantia de saúde oral a longo prazo, dado que, realizando os check-ups adequados, o odontopediatra poderá abordar, precocemente e com bom prognóstico, qualquer patologia observada. Além disso, levar a criança ao dentista desde os primeiros meses de vida é fundamental para começar a estabelecer bons hábitos de saúde oral mediante os quais a maioria das patologias bucais serão prevenidas e o sorriso será cuidado no futuro.

Depois da primeira consulta, a recomendação para o regime de visitas, salvo indicação em contrário do odontopediatra, é semestral.

A confiança no odontopediatra

Um dos aspetos fundamentais que diferenciam o serviço de odontopediatria das outras áreas da medicina dentária são as implicações que a relação médico-paciente têm neste caso. Para incutir nos menores bons hábitos de higiene oral e a necessidade de cumprir um calendário regular de visitas ao dentista, a primeira coisa a fazer é estabelecer um clima de confiança entre o odontopediatra e o paciente infantil, de maneira que relacione a experiência na consulta com uma vivência o mais agradável possível.

A confiança no odontopediatra

O reforço positivo e as pequenas recompensas no final da consulta para incentivar o seu bom comportamento são alguns dos elementos mais eficazes neste sentido. Seguindo os conselhos da Dentaleader, poderá oferecer um serviço diferenciado em odontopediatria na sua clínica dentária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *