Os compósitos universais são materiais de preenchimento geralmente usados para trabalhos de obturação dentária, como o selamento e a reconstrução de um dente após uma cárie ou a melhoria da estética dentária. São compostos por uma resina à base de matriz de vidro e uma resina acrílica. Esta combinação confere-lhes uma grande versatilidade, uma vez que podem ser utilizados numa vasta gama de situações clínicas, o que os torna adequados para todos os tipos de obturações dentárias.
Na Dentaleader, o seu fornecedor de material odontológico, propomos uma análise minuciosa deste material em todas as suas variantes para lhe oferecer um guia de uso eficaz que explore todas as possibilidades destes compósitos em cada situação. Comecemos.
O que diferencia os compósitos universais dos restantes?
Uma das suas principais vantagens é que podem ser modelados e polidos para imitar a aparência natural da dentição. Isto torna-os aliados perfeitos para tratar peças dentárias com cáries em dentes visíveis e para melhorar a estética dentária em geral. Além disso, alguns compósitos universais têm uma consistência macia e moldável que permite uma fácil aplicação e um acabamento fino e uniforme. Também têm a vantagem de serem biocompatíveis, o que significa que não causam reações adversas no organismo. Além disso, alguns tipos têm propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir a formação de placa e a cárie.
No entanto, esta variante universal também implica alguns desafios. Ao contrário de outros materiais de preenchimento, como a amálgama dentária, estes compósitos podem ser menos resistentes e duradouros, e podem exigir uma substituição mais frequente, além de mais tempo e aptidões para os aplicar corretamente a fim de obter um resultado estético e funcional ótimo.
Um sistema simplificado de uma tonalidade limita ou melhora os resultados?
Começamos com um dos pontos mais controversos: um sistema simplificado de uma tonalidade. Por apresentar apenas uma tonalidade, pode ser mais fácil para o dentista escolher e aplicar o material adequado, o que pode melhorar a consistência e a uniformidade da aparência do dente tratado. No entanto, limitar-se a uma única tonalidade pode também restringir a capacidade do dentista de obter uma aparência o mais natural possível, o que pode resultar numa aparência artificial ou não desejada.
Por conseguinte, depende da situação individual e das preferências do paciente se um sistema simplificado de uma tonalidade melhora ou limita os resultados. Quanto a este ponto, o profissional deve orientar o paciente de forma oportuna.
Conheça este caso clínico da VOCO realizado em restaurações diretas e indiretas e que confirmam que o Futurabond U e o GrandioSO podem ser usados universalmente.
7 Benefícios dos compósitos universais
Se quisermos obter todos os benefícios, pode ser um grande desafio encontrar um compósito universal que ofereça resistência à força mastigatória e ao desgaste, tenacidade à fratura e boas propriedades estéticas. No entanto, se escolhermos um material de alta qualidade, como os que disponibilizamos na Dentaleader, numa cuidada seleção de materiais dentários, podemos usufruir de todas as vantagens que a sua aplicação oferece, entre as quais:
- Aparência natural: Os compósitos universais podem ser modelados e polidos para imitar a aparência natural dos dentes. Isto torna-os ideais para reparar cáries em dentes visíveis e para melhorar a estética dentária em geral.
- Biocompatibilidade: Estes compósitos são biocompatíveis, o que significa que não causam reações adversas no organismo. Uma opção segura para os pacientes que têm preocupações com a segurança dos materiais dentários.
- Propriedades antibacterianas: Certos tipos têm propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir a formação de placa e a cárie. Ideais para quem procura prevenir a formação de cáries futuras.
- Aplicação macia e moldável: Alguns compósitos universais têm uma consistência macia e dúctil que permite uma fácil aplicação e um acabamento fino e uniforme.
- Durabilidade: Ao contrário de outros materiais de preenchimento, como a amálgama dentária, os compósitos universais podem ser menos resistentes e duradouros, e podem exigir uma substituição mais frequente. É importante ter em conta tal limitação antes de escolher este material.
- Aptidões e tempo de aplicação: Estes compósitos podem exigir mais tempo e aptidões para serem aplicados corretamente e obter um ótimo resultado estético e funcional. É importante recorrer a um dentista experiente para garantir um resultado satisfatório.
- Redução de existências e resíduos: Os kits de compósitos com várias tonalidades podem ser muito úteis, mas as tonalidades menos utilizadas correm o risco de caducar. Os materiais caducados representam uma perda de dinheiro, e o compósito que pouco se usa implica um desperdício de espaço. A escolha ideal será, portanto, um sistema de cores composto que oferece mais flexibilidade com menos tonalidades.
Por todos estes motivos, os compósitos universais são uma alternativa popular e versátil para obturação dentária, mas é importante ter em consideração as suas limitações e considerar todas as opções disponíveis antes de tomar uma decisão. O dentista terá sobre isto a última palavra. Confiando na Dentaleader terá a garantia de optar sempre pelo material odontológico líder do mercado.